quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ministério da Saúde confirma Alarico Pacheco como Hospital Amigo da Criança‏

Em recente visita ao Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, de Timon, técnicos do Ministério da Saúde avaliaram a questão do atendimento e a qualidade dos serviços prestados pela casa de saúde à população timonense como um todo, além de outros municípios da Região dos Cocais, como, por exemplo, Parnarama e Matões.

É que o Alarico Pacheco ostenta o título de Hospital Amigo da Criança, desde o ano de 2000, oferecido pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância - UNESCO e, por isso, houve a necessidade de uma reavaliação precisa do Ministério da Saúde, quando vários profissionais de diferentes especialidades foram entrevistados, entre os quais, obstetras, pediatras, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem, além de 14 mães que estavam internadas nas enfermarias pós-parto.

Ao final da avaliação, os técnicos do MS consideraram de alto nível os serviços prestados pelo Hospital Alarico Pacheco credenciando-o para continuar como Hospital Amigo da Criança pela UNESCO.
Os diretores da instituição de saúde, médico Abreu Neto (direção geral) e Neto da Educação (diretoria administrativo-financeira) ficaram extremamente satisfeitos com esse resultado positivo. “Isto significa dizer que estamos levando a sério a responsabilidade de conduzir com dignidade, respeito e a garantia de um bom atendimento às mães, crianças e adolescentes”, comemora Neto da Educação.

Confira a programação dos 114 anos de Codó

As comemorações do aniversário de 114 anos de emancipação política de Codó serão realizadas nesta quinta (15) e sexta- feira (16). Uma vasta programação preparada para as festividades da cidade codoense.
Durante os dois dias, 15 e 16 de abril, ocorrerão apresentações culturais, disputas esportivas, atividades festivas, shows artísticos e feira cultural.

A Prefeitura de Codó programou para quinta-feira, dia 15, a partir das 8 da manhã a “Virada Cultural com feira típica”. O evento acontece na praça Ferreira Bayma.

Durante toda quinta-feira, os codoenses e visitantes irão apreciar uma exposição de fotografias, vídeos documentários e objetos que marcaram e representam a historia de Codó. Várias apresentações culturais estão programadas para acontecerem durante a Virada Cultural.

Na praça Ferreira Bayma inúmeras barracas estarão expondo produtos artesanais codoenses e comidas típicas da terra.

A partir das 20 horas, também, na praça Ferreira Bayma vai acontecer um show de músicas sacras. Será realizado o I Salmo Diai Codó. O show vai contar com participação de cantores católicos e evangélicos de Codó de igrejas evangélicas e católica.

No primeiro minuto de sexta-feira, 16 de abril, aniversário de Codó, acontece a queima de fogos para comemorar os 114 anos de emancipação política. A Banda Euterpe de Codó vai realizar uma apresentação com musica instrumental.

Já os amantes da arte do Tambor de Crioula irão ter o prazer de uma apresentação até o amanhecer do dia.
Na manhã de sexta-feira (16), aniversário de Codó, acontece uma celebração ecumênica, às 7 horas. Em seguida, às 8 da manha, dará início a solenidade oficial com o hasteamento das bandeiras do município, Estado e do Brasil.

Após o hasteamento das bandeiras acontece o pronunciamento das autoridades presentes.
Em seguida está programado o corte do bolo comemorativo aos 114 anos de Codó.

Às nove da manhã será iniciada a gincana cultural. Dezenas de equipes participarão da disputa cultural, que está prevista para encerrar às 14:30 horas.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

Nas comemorações do 114º aniversário de Codó está previsto, também, a realização de corridas ciclística e rústica e duas partidas de futebol. As corridas acontecem no período da manhã e as disputas de futebol no período da tarde.

Às 7:30 horas, desta sexta-feira, os atletas das corridas rústica e ciclística vão estar concentrados na praça do Centenário. A largada dos atletas, masculino e feminino, da corrida rústica será da Estação Ferroviária às 8 da manhã.

Já a corrida ciclística feminina terá a largada às 9 da manhã, também, da Estação Ferroviária E na categoria masculina será às 10 horas.

A Prefeitura de Codó, através da Secretaria de Desportos, Lazer e Juventude, irá entregar aos vencedores das corridas 18 troféus e pagará uma premiação total de R$ 2.800,00 (Dois mil e oitocentos reais).
No período da tarde, o torcedor codoense vai ter de portões abertos no Estádio René Bayma duas partidas de futebol.

O primeiro jogo, às 3 da tarde, será da categoria Sub-18, entre Codó X Lago da Pedra. E as 5 tarde, jogam a Seleção Codoense contra o time do Comerciário.

SHOW DO ANIVERSÁRIO

Para encerrar com chave de ouro as comemorações dos 114 anos de emancipação política de Codó, acontece no Corredor da Folia, um grande show com a banda cearense Solteirões de Forró. A banda codoense Pra-Kisamba fará o show de abertura.
O show está previsto para iniciar às 22 horas.


(Secom/Prefeitura de Codó)


Juiz proíbe que delegados sem concursos assumam Distrito


São Raimundo Nonato:A determinação tem 7 meses e até agora apenas um delegado responde por 3 Delegacias.

Numa decisão inédita no Estado, o juiz de São Raimundo Nonato, Marcos Klinger de Vasconcelos, proibiu a nomeação de delegados que não sejam concursados no município. A decisão foi provocada por uma ação civil pública ajuizada pela promotoria de justiça.

A falta de delegados está incomodando a população. Para se ter uma ideia, um delegado em São Raimundo Nonato está respondendo por três delegacias. O delegado Evaldo Farias responde pela Delegacia da cidade, a Regional e a Delegacia da Mulher e ainda pela Força Tarefa Popular.

De acordo com o promotor da cidade, Cláudio Bastos, a situação é preocupante, pois a microrregião possui cerca de 100 mil habitantes, faz fronteira com a Bahia e há registro de um homicídio ou tentativa por mês, além de outros crimes que necessitam da investigação da Polícia Civil.

“É através do inquérito policial que as provas são produzidas para ajuizarmos as ações penais e sem isso dificulta o nosso trabalho. Confiamos no secretário de Segurança, para que olhe com bons olhos nossa região e nomeie delegados bacharéis em Direito, para as nossas delegacias”, declarou o promotor.

A portaria de nomeação do delegado Evaldo Farias para assumir a 8ª Delegacia Regional em São Raimundo Nonato acaba no dia 18 de maio deste ano. Além da Regional, o delegado também responde pela Delegacia da Mulher, a da cidade e a Força Tarefa Especial, que o faz se ausentar do muncípio para apurar crimes em outros municípios.

A Secretaria de Segurança chamou 30 delegados concursados que estão fazendo o Curso de Formação na Academia de Polícia Civil em Teresina e terminam a capacitação em junho. A partir daí aguardam a nomeação do governador para assumirem as funções em delegacias do interior do Estado.

Fonte: Blog do Ademar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.