quarta-feira, 9 de junho de 2010

De Leve


Sarney na caça ao voto

Fonte com livre acesso à esfera mais íntima do clã Sarney nos confidenciou que ouviu do próprio presidente do Senado o anúncio de que não abrirá mão de comandar pessoalmente a campanha da filha Roseana Sarney ao Governo do Maranhão. O senador estaria muito apreensivo com a estagnação da filha nas pesquisas, e, sobretudo, com os elevados índices de rejeição que enfrenta, fato que teria levado o publicitário Duda Mendonça a propor uma radical mudança nos rumos da campanha.

Nas eleições de 2006, a campanha foi comandada pelo empresário e presidente do Sistema Mirante, Fernando Sarney, que hoje enfrenta problemas com a Polícia Federal, o que torna impraticável sua volta à função. Sarney teria então optado por escalar o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad para lidar com os assuntos mais no varejo, reservando para si as negociações no atacado. Sarney dividiria seu tempo entre os trabalhos no Senado da República e a campanha de Roseana.

A última vez que o senador se dispôs a arregaçar as mangas para ir à caça de votos para eleger a filha aconteceu nos idos de 1994, quando ela disputou a eleição com Epitácio Cafeteira. Na ocasião, Sarney chegou a ser mostrado pelas páginas da revista Veja, em longa e penosa peregrinação pelo interior do Maranhão, ora resignadamente aguardando voos sentado em muretas de pistas de pouso perdidas no meio do mato, ora tomando “chá de cadeira” em casa de políticos de pouca ou nenhuma expressão eleitoral. Roseana Sarney venceu Cafeteira com a apertada diferença de 17 mil votos, o que levantou suspeitas sobre a lisura da apuração.

Sua decisão de voltar a mergulhar de cabeça na campanha da filha e a luta renhida que trava para eliminar o deputado Flávio Dino da disputa soam como uma sinfonia aos ouvidos de uma oposição que tende a marchar unida para uma grande aliança no segundo turno que poderá marcar definitivamente o fim da era Sarney.

(J. Canavieira)

Transferência

O dado que mais animou os petistas: quando questionados sobre quem é o candidato de Lula, 72% acertaram a resposta, contra 28% que disseram não saber.

Nesse grupo que acertou o nome de Dilma, a petista abre uma vantagem de 19% sobre Serra.

Dúvida

O governador cassado Jackson Lago não está livre de enfrentar problema em registrar sua candidatura.

É que cabe agora ao TSE, depois de sancionado pelo presidente Lula, a missão de decidir se o Ficha Limpa veta candidatos condenados judicialmente por um colegiado já nas eleições deste ano.

Reconhecimento

O trabalho do deputado Flávio Dino (PCdoB) em defesa dos direitos humanos foi reconhecido ontem durante a passagem da Caravana da Anistia por São Luís.

O presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abraão, e o Ministro Paulo Vanuchi distinguiram Flávio Dino como um dos mais entusiastas apoiadores da luta por direitos humanos no país.

Bamburrou

O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Chico Gomes, não pode reclamar da sorte. Acaba de ganhar R$ 200 mil como um dos anistiados do regime militar.

Além disso, vai levar mais R$ 3 milhões de emenda parlamentar. Grana suficiente para garantir sua reeleição.

Trator de esteira

Nos últimos episódios da política maranhense, Ricardo Murad fez jus a sua fama de trator. Conseguiu arrancar o secretário de Saúde do posto e emplacar seu preposto Márcio Alves. Impediu, em seguida, a nomeação de Raimundo Nonato de Carvalho Filho, o mais votado na categoria para o cargo de Procurador Geral da Justiça.

Nos bastidores da política comentam que, tendo permanecido próximo demais ao governo nos últimos anos, Ricardo Murad, acostumado a atitudes intempestivas quando contrariado, seria um desastre para o governo na oposição. Por maldade ou ironia, líderes da oposição teriam debatido qual partido suportaria o fardo de recebê-lo de volta se, contrariado, mais uma vez Ricardo se afastasse do grupo Sarney.

Namoro ou amizade?

O PPS fez charme para tentar mandar no coração do PSDB e emplacar um vice na chapa tucana.

Chegou a namorar e até noivar e agora está sendo seduzido pelo PSB, no papel de alcoviteiro, para largar de vez o romance com os tucanos e começar um affair com o PC do B.

Vai dar namoro ou vai continuar só na amizade?

Comunicar

O prefeito de Caxias, Humberto Coutinho reuniu os vereadores da base aliada, para comunicar oficialmente seu apoio à deputada federal Nice Lobão.

Humberto Coutinho navega hoje, algo em torno de 80% de aprovação de sua administração, e seu acordo com Nice Lobão é apenas 5 mil votos e no mesmo pacote entro o marido, senador Edson Lobão (PMDB).

O que todos concordam também que essa promessa é fácil de cumprir sendo o prefeito quem é.

Notícia nada saudável

A qualquer momento muitas vísceras poderão ser expostas. Dois jabazeiros, conhecidíssimo pelas línguas afiadas tiveram seus proventos cortados, um deles já constatou que o “vento” não caiu na conta e foi comunicado extra-oficialmente do fato. O outro, boêmio de carteirinha está comprando fiado há dias, e quando for verificar o saldo vai ter a tristeza de não ver lá o “jabá oficial” creditado.

Durante as próximas semanas, mas, desdobramento sobre o caso. Muitas vísceras serão expostas, os rabos de palha que se cuidem.

Décimo terceiro

Rapá, num é que o 13º voltou coradinho depois que pegou o sol mineiro. Estava todo contente na última sessão, mas, também trajando um paletó que ganhou de presente do vice-ex-presidente comprados nas boutiques da zona leste.

Rompimento

Um grande racha numa família tradicional tupiniquim pode ser exposto nos próximos dias. Em reunião ocorrida recentemente entre os membros dessa família, decidiram lançar nas próximas eleições municipais um jovem contabilista a vereador. Com isso, quem a turma apoiou durantes anos, agora que se cuide, vai se tornar amigo íntimo da porca.

Defensores da Suzano

A turma que defende a empresa Suzano, é bom não citar como exemplo a plantação de eucalipto na BR 316, que liga Timon a Caxias. Lá nem gafanhoto sobrevoa, e uma lagoa que existia próximo as margens da BR secou. Essa história eu sei contar direitinho.... 

É muita folga

Ô turma afobada. Pois não é, que tem gente indo tomar grogue na cidade do Cristo Redentor com a galera, e de asa dura e tudo. Devidamente abastecidos, com isopor, gelo, ‘louras suadas’, ‘louras secas’, tira-gosto, o ‘escambau’, a ‘caravana’, ‘vip toda’, desceram para as praias, pense num ‘desmantelo’!!! com ‘cachaça’ dando ‘nos altos’ da ‘cachola’, a turma se divertiu bem. Ô vida boa siô!!!

Mordaça

Se algumas figuras pensam que com cara feia, ou tento conversa de pé de ouvido com gente de alto coturno vai mudar a forma de pensar desse blog, tá redondamente enganado. Eu aconselho a cuidar do assento passageiro, já tem gente bem cotada.

Ultrapassando barreira

Nos próximos dias a direção do Portal Tribuna do Maranhão estará divulgando através de outdoor a quantidade de acessos que hoje o portal conseguiu ultrapassar. Isso tem sido fruto de dedicação de todos que fazem parte dessa equipe, como também frutos de uma nova tecnologia de divulgação que sendo utilizada. Hoje o Tribuna do Maranhão tem muitos parceiros espalhado em todo Brasil e no exterior.

Os acessos do Tribuna do Maranhão serão divulgados pela primeira vez, em função da filosofia do site, que é mostrar apenas a notícia, o fato e a qualidade da informação. Quem muito diz que é forte, na verdade não passa de um fraco.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.