quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A exótica Timon


Terra Exótica, tenho saudades de ti, Timon. És diferente de todos os lugares por onde já andei. Quem é daí fala mal de ti, mas não quer sair e quem sai fica morrendo de saudades. Aí todo mundo é prefeito, vereador, jornalista, radialista. Basta abrir a boca para dizer pelo menos boa noite e já está envolvido em politiquismos (rsrsrsrsrsrs!!!!). És diferente até no nome. Audaciosa, tens personalidade, não se faz dobrar nem por Teresina nem por São Luís, és um caso a parte no território nacional.

Os políticos daí têm mais fôlego que gato, são mais astuciosos que Malazartes.Livram-se de suas maracutais como James Bond (o agente 007), bisbilhotam, chafurdam e incomodam os rivais como Sherlock Holmes.

Tens territórios demarcados, minados. Homens dormem com pretensão de ser candidatos a presidente de associação de moradores e acordam concorrendo ao cargo de prefeito. Homens públicos, fazendo ou não fazendo nada por ti passeiam tranquilos por tuas ruas. Joga(m) dama na praça, toma(m) uma dose riso na esquina e de bermuda e sandália finge(m) não ter uma banda de ti (rsrsrsrsrsr!!!).

A Câmara dos Vereadores só funciona à tardinha, tardinha, tardinha. Todos brigam, mas correm sempre para os mesmos braços. Discutem para empolgar seus eleitores. Quem vê pensa até que é verdade (rsrsrsrsrs!!!). Não demora muito, e lá estão, abraçados e sorridentes, envolvidos em algum projeto que lhes favorece.

Alguns vereadores insultam secretários, fingem brigar com o sistema, só para iludir eleitores, quando em verdade são eles que apoiam, dão suporte a esses secretários. Agora, para enganarem não sei quem, encheram-te de candidatos, homens com a pretensão de cuidar de ti, mas se formos analisar, eles são os mesmos. São só eles dois, eles dois, eles dois. Só mudaram as máscaras. E teu povo já viu tanta diabrura que não se espanta mais. Haja material para tantos fantoches! 

Por César William, é poeta e professor com graduação e letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.