quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que César Pires fez de errado?


O que César Pires(foto) fez de errado? Essa é uma pergunta recorrente não só dentro, mas principalmente fora do grupo político da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Quando esteve à frente da secretaria de Educação (SEDUC), foi incontestável, nem mesmo a Oposição ousou questionar a sua gestão. No entanto, a cada dia fica claro que Pires apesar de sua lealdade, compromisso e competência não tem de fato espaço no governo Roseana.
Será que ter conseguido “humanizar” a SEDUC, foi um erro? Pois até hoje o parlamentar detém o respeito de funcionários e professores do órgão, fato visivelmente comprovado na greve recente dos educadores. Talvez Pires tenha errado em ter realizado o Concurso Público? Ou o pecado teria sido o Seletivo Meritório?
Será que errou ao destruir o discurso da Oposição que afirmava que no governo Roseana não tinha escolas suficientes para os maranhenses? Ou se equivocou quando pela primeira vez de maneira equilibrada fez com que a Educação tivesse um Plano de Aula?
Talvez o principal erro de Pires tenha sido o Gestão Nota 10, ou o SEDUC na Escola, ou ainda o Diário de Sala Eletrônico?
Sinceramente não sei onde errou. Será que o erro foi a lealdade, pois no governo Zé Reinaldo recusou várias secretarias oferecidas. Os convites inclusive foram confirmados pelo atual líder da Oposição, Marcelo Tavares.
Pires preferiu manter-se fiel ao grupo político, e ao lado de outros como Ricardo Murad, Max Barros, Jura Filho, Raimundo Cutrim, Chico Gomes, foram fundamentais na Assembleia para que Roseana voltasse ao poder pelas mãos do povo.
Até mesmo para a Oposição, Pires é um dos principais nomes dentro do grupo político da governadora Roseana Sarney. Seu nome é sinônimo de respeito e competência, pena que não enxergado pelo atual governo.
Afinal não foi lembrado novamente na SEDUC e até mesmo quando foi cogitado agora para a SECTEC, o governo novamente fez outra opção e mais uma vez não escolheu o melhor nem tecnicamente e nem politicamente.
Afinal a ida de Pires, que já foi reitor da UEMA por duas vezes, para o governo ainda resolveria outro problema para Roseana Sarney, o ex-deputado Alberto Franco. Já que o ex-parlamentar atualmente suplente, apesar de várias promessas, ainda não participa do atual governo e numa eventual saída de Pires, Franco assumiria seu posto no parlamento maranhense.
E o que mais impressiona, César Pires não perde a serenidade e quando questionado sobre a sua situação no grupo político e no governo Roseana, se limita a dizer ao mais próximos: “Nesse Governo não tenho espaço”.
Pior para o Maranhão…
Com informações Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.