quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coligação de Roseana deverá eleger 12 das 18 vagas de deputados federais

A renovação da representação maranhense na Câmara dos Deputados deverá girar em torno de 50%. Pelo menos é isto que os analistas de plantões calculam que irá acontecer no dia 3 de outubro, depois de contados votos e proclamado o resultado para os cargos proporcionais. Preliminarmente, eles acham que a coligação da governadora Roseana Sarney conseguirá preencher 12 das 18 vagas que o estado tem direito.

E a relação dos que poderão ocupar as seis primeiras vagas dessas 12 pela coligação roseanista aparecem os atuais deputados: Sarney Filho (PV), Nice Lobão (DEM), Gastão Vieira (PMDB), Pedro Novais (PMDB), Pedro Fernandes (PP) e Professor Sétimo (PMDB). Eles, segundo as análises feitas com base nas campanhas eleitorais quem vem realizando no estado, estariam com suas eleições praticamente garantidas.

Professor Sétimo, por exemplo, na eleição de 2006 obteve na cidade Timon, sua terra natal, mais de 31 mil votos numa disputa acirrada contra o seu conterrâneo e principal adversário político, o ex-deputado federal Luciano Leitoa (PSB), que concorria à reeleição obtendo 22.177 votos. Agora, neste pleito, ele concorre à reeleição e como único candidato da terra, tendo, segundo previsão do seu grupo político no município, a expectativa de obter novamente uma votação ainda maior, superando a faixa de 45 mil votos.

Professor Sétimo, além Timon, deverá ampliar a sua votação em outros municípios, pois elevou o número de lideranças que o apóiam, inclusive de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Por conta disto, estima conseguir mais de 60 mil votos fora de Timon, o que, se de fato ocorrer, o coloca no patamar dos eleitos com mais de 100 mil votos pela coligação da governadora Roseana Sarney.

Com relação aos que tem chance de completar a relação das 12 vagas são contados como possibilidades: Luciano Moreira (PMDB), Valdir Maranhão (PP), Davi Alves Filho (PR), Costa Ferreira (PSC), Chiquinho Escórcio (PMDB), Domingos Dutra (PT).

Pela oposição, a briga é enorme por uma das seis vagas restantes. Mas, aparecem com enorme potencial de vitória Pinto da Itamaraty (PSDB), Julião Amin (PDT), Weverton Rocha (PDT), Ribamar Alves (PSB), Alexandra Tavares (PSB) e Tati Lima (PC do B).

Fonte: Blog do Ademar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.