sábado, 2 de outubro de 2010

Tribuna do Maranhão e blog do Décio são destaque na Folha de São Paulo


Elvira Lobato: tãaaooo inocente
Conforme havia informado ontem este blog foi parar na capa da edição deste sábado da “toda poderosa” Folha de S. Paulo (veja aqui). Leia a matéria abaixo e logo em seguida meu comentário a respeito do assunto:

Aliado de Roseana tenta intimidar repórter

Rio – Um blog e jornais ligados à candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão tentaram intimidar repórter da Folha que investigava indícios de compra de votos no Estado. A repórter Elvira Lobato estava em São Luís apurando informações de que apoiadores da campanha de Roseana estavam supostamente pagando contas de eleitores pobres em troca de voto nela.

O dono de uma lotérica havia relatado que um homem chegou com centenas de contas de luz, água e telefone para pagar. Desembolsou R$ 10 mil em espécie. Como o dinheiro não foi suficiente para quitar todas as contas, saiu e voltou com mais R$ 10 mil.

Mesmo assim, faltou dinheiro. O homem então deixou na lotérica uma pilha de boletos não pagos dizendo que iria buscar mais dinheiro para saldá-los. A repórter foi até a lotérica anteontem e conferiu os dados e fotografou contas de várias pessoas. Com os nomes e endereços dos donos das contas, ela chegou a suas casas. Nas ruas do bairro, onde moram pessoas de baixa renda, havia cartazes de Roseana e de Ricardo Murad – cunhado da peemedebista, ex-secretário de Saúde e candidato a deputado estadual.

A procuradora Carolina da Hora Mesquita abriu procedimento administrativo para apurar se as contas foram pagas em troca de votos.

Blog

No mesmo dia, o “Blog do Décio” – pertencente ao jornalista Aldenísio Décio Leite de Sá e hospedado no site do jornal “O Estado do Maranhão”, pertencente à família Sarney – postou nota com o título: “Folha prepara novo factóide contra Roseana”.

O blogueiro publicou foto da jornalista, com o número do celular dela. A repórter começou então a receber telefonemas e mensagens com insultos e ameaças. “O jornal Folha de S. Paulo está preparando um novo factóide para tentar atingir a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB). A repórter do jornal Elvira Lobato esteve reunida hoje pela manhã com Aderson Lago e Aziz Santos [assessores de Jackson Lago, adversário de Roseana] para colher deles algumas informações no sentido de embasar suas matérias”, escreveu o blogueiro.

Uma das mensagens enviadas ao celular da repórter dizia: “Você envergonha a classe (…). Bandida, deixe o Maranhão em paz!”. A repórter esteve com assessores de Lago em busca de notícias sobre a queda de helicóptero usado na campanha. Os assessores disseram à repórter ter ouvido relatos de compra de votos.

O post de Décio Sá foi reproduzido na íntegra pelo jornal “Tribuna do Maranhão”, de Timon (MA), e por diversos outros blogs de linha governista no Estado. A Folha ligou para Décio Sá, que não quis explicar as razões sobre o que escreveu: “Foi uma informação que recebi”, disse antes de desligar. A campanha de Roseana Sarney não se manifestou até a conclusão desta edição.

Em julho de 2009, o mesmo Décio Sá já havia tentado constranger o trabalho do repórter da Folha Hudson Corrêa, enviado especial do jornal ao Maranhão para investigar um suposto desvio de verba pública pela Fundação José Sarney.

Décio chegou a escrever no blog, citando o nome de Corrêa, que o jornalista preparava “novo factóide” contra Sarney e conspirava com o PSDB. Também relatava, distorcendo os fatos, os passos do repórter em São Luís.


Comentário meu: A Folha de S. Paulo mentiu quando afirma que este blog está hospedado no site do jornal O Estado Maranhão. Desde junho deste ano o www.blogdodecio.com.br deixou, não o site do jornal, mas do imirante.com onde esteve hospedado. Também não é verdade que tentei “intimidar” a repórter da Folha Elvira Lobato. Dei apenas a informação que o jornal preparava outra matéria tentando atacar a candidata Roseana Sarney (PMDB) com quem falei pela última vez na terça-feira durante debate na TV Mirante junto com outros jornalistas. Para provar que estava falando a verdade publiquei o telefone dela. Se a partir daí ela começou a receber telefonemas e mensagens com ameaças não é problema meu. Deveria ter procurado a polícia e as autoridades locais para denunciar o caso.

Também não tenho controle sobre a repercussão das postagens aqui publicadas. Se outros sites e blogs reproduzem o material produzido por mim deve ser por conta da nossa credibilidade. 

Por fim, jamais tentei “constranger” o trabalho do repórter Hudson Corrêa. O que aconteceu na ocasião – denúncias sobre a Fundação José Sarney – foi o fato do Ministério Público local só estar dando acesso ao material da investigação ao repórter da Folha. Na época, publiquei imagens de Hudson manuseando os documentos enquanto o mesmo privilégio não era dado a imprensa local. 

Só para lembrar: fui repórter da própria Folha durante um ano e na ocasião não era isso que o jornal dizia de mim.
Estou enviando estas mesmas explicações à Folha. Como no caso o jornal parece não estar interessado em fazer jornalismo, acho que não vão publicar.

Como se vê, estamos incomodando. Sinal que estamos no caminho certo.

(Blog do Décio Sá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.