quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Corpo de Néstor Kirchner será velado na Casa Rosada, diz ministro

BUENOS AIRES - O corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner será velado na quinta-feira, 28, na Casa Rosada, sede do executivo do país, anunciou o ministro do Trabalho Carlos Tomada, em Buenos Aires, nesta quarta, 27. 

Kirchner morreu em sua residência em El Calafate, na província de Santa Cruz, na Patagônia argentina, vítima de um enfarte. O ex-presidente, que tinha um histórico de problemas cardíacos, foi levado a um hospital, mas não resistiu.

Ele era cotado para suceder sua mulher, a presidente Cristina Kirchner, como candidato do governo nas eleições do ano que vem. Ele também exercia o cargo secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e de deputado federal pelo Partido Justicialista (peronista), além de ser líder do seu bloco.

O ex-presidente, que governou a Argentina de 2003 a 2007, já havia sido internado por problemas de saúde duas vezes este ano. Na última, em setembro, foi submetido a uma angioplastia.

O governo do país decretou luto oficial de três dias, a começar por hoje. Na próxima sexta, segundo um comunicado divulgado por fontes oficiais da cidade de El Calafate, onde Cristina vela o corpo do marido.

Carreira política

Kirchner ganhou projeção nacional ao se tornar governador da província de Santa Cruz, por dois mandatos na década de 90.

Após a renúncia do presidente Fernando de La Rua (1999-2001), devido a uma grave crise econômica, a presidência do país foi assumida por Eduardo Duhalde, responsával por completar o mandato até 2003.
Nas eleições de abril daquele ano, Kirchner saiu como candidato da Frente para a Vitória e ficou em segundo lugar, atrás do ex-presidente Carlos Menem. Antes do segundo turno, Menem desistiu da candidatura e Kirchner foi declarado vencedor.

Durante seu governo, Kirchner conseguiu tirar a Argentina da recessão e antecipar o pagamento de empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional), bem como aumentar os salários e pensões e diminuir a pobreza.

O mandato de Kirchner também foi conhecido pela reabertura de julgamentos da ditadura argentina (1976-1983).  Seus opositores lhe acusam de autoritarismo, corrupção e de perseguição à mídia.

Em 2007, lançou sua esposa, a então senadora Cristina Kirchner como candidata a sua sucessão, que também foi eleita. 

(Fonte Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.