segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010: Timon passa a ser mais forte no cenário estadual

Pela primeira vez, o município de Timon, considerado o terceiro maior do Estado, com uma população de mais 150 mil habitantes, conseguiu eleger três deputados em única eleição, sendo um para a Câmara Federal e dois para a Assembléia Legislativa do Maranhão, passando assim, a figurar no cenário político com forte representação nos dois parlamentos.

Desta forma, foi reeleito o Professor Sétimo (PMDB), com 86.394 votos para deputado federal e os jovens Alexandre Almeida (PT do B), obtendo uma votação em torno de 18.344 votos e Luciano Leitoa (PSB) que atingiu 40.739 votos. A sua vitória foi definida basicamente em Timon, visto que ele já ocupou o mandato de deputado federal (2003 a 2006) e ficou em segundo lugar na eleição municipal de 2008, quando perdeu para a prefeita Socorro Waquim que conseguiu a reeleição com maioria superior a 7 mil votos  de diferença. Então, nesse sentido, é um nome bastante conhecido pelos timonenses.

O deputado federal Professor Sétimo teve uma atuação marcante na Câmara Federal, pois conseguiu importantes obras para a cidade de Timon, entre elas, a Escola Técnica Federal – IFET, em fase de conclusão, assim como o Posto do INSS e a aprovação de crédito extra no valor de R$ 200.000,00 milhões para a construção e pavimentação da BR-226, do Km 0 (zero) ao Km 100, dentre outros inúmeros benefícios. Por isso, merece continuar defendendo os interesses da maioria do povo timonense e do Maranhão como um todo.

Já Alexandre Almeida foi vereador de Timon no período de 2005 a 2009. Ele ocupou também um cargo no Governo Roseana Sarney até se afastar para disputar a vaga para a Assembléia Legislativa. Em 2006, tentou sem sucesso se eleger deputado estadual. Mas, agora deu certo com a ampliação de suas bases eleitorais tanto em Timon como em outros municípios.

Timon pode até contar com um quarto deputado estadual eleito em 2010, o licenciado superintendente da Caixa Econômica Federal, no Maranhão, Zé Carlos Nunes, conhecido como Zé Carlos da Caixa (PT), teve uma expressiva votação no município, o que contribuiu para sua vitória, pois conseguiu uma vaga na Assembléia Legislativa. Zé Carlos, inclusive, é cidadão timonense título concedido pela Câmara de Vereadores de Timon.

Finalizada as eleições, a agenda política de Timon começa pela escolha do novo presidente do Poder Legislativo. Para se ter idéia, as articulações já começaram nos bastidores. A outra etapa é a discussão para o sucessor da prefeita Socorro Waquim, que ocorrerá em 2012, já existem nomes fortes no páreo.

(Por Ademar Sousa)

Um comentário:

  1. luciano é o próxim prefeito de timon pq essa aew q ta com o poder só sabe é dever. dale luciano dale 40.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.