sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Impunidade gera ainda mais desobediência

A impunidade gera mais desobediência as leis. A máxima pode muito bem ser aplicada à cena abaixo e ao seu protagonista. Pior ainda que este seja legislador. Que exemplo pode passar para a sociedade, sua família e para dezenas de pessoas que dizem seus seguidores? Mau exemplo. Péssimo exemplo. 

Chico Leitoa saindo de sua residência sem o capacete
Responsável por legislar. Elaborar leis que venham a proteger e garantir a segurança dos cidadãos, vereadores, deputados e senadores não podem agir como “foras das leis”. Isso teoricamente. Na prática, infelizmente, a realidade é outra. 

Seus seguidores também seguem o mau exemplo
Certa vez, criticando a prefeita Socorro Waquim, que estava com atraso na entrega de suas prestações de contas do primeiro ano de mandato, Chico Leitoa, o então prefeito derrotado por Socorro, deu um conselho: para que ela prestasse contas, depois “ajeitaria” os processos. Como se essa fosse uma prática legal e corriqueira dentro da prefeitura.

Respondendo por inúmeros processos de prestação de contas irregulares, desde o seu primeiro mandato como prefeito, Chico Leitoa teve o registro de sua candidatura como deputado estadual impugnada, mesmo assim assumiu a vaga na Assembléia do Maranhão e, deverá sustentar por contas de “brechas jurídicas” na falha lei eleitoral até o final do mandato.

Por várias decisões e até constatações, o deputado estadual maranhense vem se sustentando no poder. E é por conta dessa sustentação, talvez, que ele se ache no direito de infringir, de não cumprir, de desobedecer às leis, desde uma simples norma até a mais importante, aquelas que custam ao cidadão comum punições, pagamentos de multas e até a suspensão do direito de dirigir.

Mas voltando a questão de exemplo a ser seguido. Os departamentos de trânsitos em todo o país têm recorrido a campanhas educativas para que o cidadão que utiliza a motocicleta como transporte de casa para o trabalha, ou vice-versa, até mesmo nas horas de lazer, ou como instrumento de trabalho, utilize o capacete para proteção em casos de acidentes. Dados apontam que as mortes envolvendo motocicletas e seus condutores e passageiros têm crescido assustadoramente, e os casos fatais estão diretamente ligados ao não uso do capacete.

Que contribuição pode dar um deputado que elabora as leis exige do executivo o cumprimento delas, prega para o cidadão que está trabalhando para garantir mais tranqüilidade conforto e segurança. Jura por isso. Mas na prática faz tudo ao contrário.

Que exemplo pode dar um pai de família, a seus filhos a seus netos quando diz para o filho não sair de casa sem o capacete na cabeça, pois isso é lei tem que ser cumprida e lhe trás segurança na hora de um acidente.
Que atitude pode tomar com seus amigos e seguidores quando estes estiverem infringindo as leis que ele próprio ajudou a aprovar. Que ele próprio lutou para preservar a vida do cidadão.

Nenhum cidadão pode ser comportar como um fora da lei. Muito menos um deputado, que vive criticando falando dos maus exemplos dos outros. Não vivemos num faroeste. Antes até podia ser, mas hoje Timon mudou. Mas infelizmente a cabeça e as atitudes das pessoas ainda não mudaram e não mudarão com esses péssimos exemplos.

(Com informações Blog do Ribinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.