domingo, 3 de outubro de 2010

Maranhão: aliança entre Dino e Lago ameaça Roseana

Evandro Éboli, O Globo

Uma já anunciada aliança num eventual segundo turno entre seus opositores ameaça, a exemplo de 2006, a hegemonia, o destino e o poder da família Sarney no Maranhão.

Próxima de vencer a eleição, com 47% das intenções de voto, Roseana Sarney (PMDB) corre o risco de ver seu favoritismo ir embora se precisar de outro embate, num segundo round. Será outra eleição.

A campanha neste primeiro turno delimitou os espaços: de um lado, os Sarney e seus aliados; do outro, os demais concorrentes.

Dois candidatos da oposição - o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) e o ex-governador Jackson Lago (PDT) - batiam na mesma tecla, que o "Maranhão não tem dono", e pregavam o "fim da oligarquia que domina o estado há 50 anos".

Dino e Lago já combinaram. Se houver segundo turno, estarão juntos. Uma união informal vai se dar na fiscalização da votação. As duas coligações terão fiscais em comum, com o objetivo de unir forças e denunciar possíveis abusos dos cabos eleitorais de Roseana.

- É uma estratégia para o interior, onde os riscos de fraude são maiores - disse Lago.

Roseana passou o tempo todo colada no apoio e imagem do presidente Lula e na candidata Dilma Rousseff. "O PT de Lula e Dilma está com Roseana", dizia o programa.

Mas nem todo o PT está com Roseana. Boa parte da militância petista aderiu a Dino.

Nas carreatas e caminhadas do comunista estavam presentes bandeiras do PT. O lado do partido que está com Dino diz que 80% dos 25 mil filiados no Maranhão aderiram ao deputado, e ignora a decisão da direção nacional de apoiar Roseana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.