sexta-feira, 25 de março de 2011

Curtas & Grossas

Na berlinda
Circula a informação nos bastidores dando conta de que um “rico” e “poderoso” presidente de partido em Timon poderá perder o comando da sigla nos próximos dias.
Ocorre que, a direção regional do partido em questão quer explicações convincentes sobre a traição explicíta nas eleições de 2010, visto que ele não votou em nenhum dos candidatos proporcionais indicados pela agremiação partidária, caracterizando assim infidelidade partidária.
E o pior, é que o partido dispõe de vaga na Câmara de Vereadores da cidade, mas com pífia atuação parlamentar.
Blog Ademar Sousa vai ouvir a direção regional do partido traído, a fim de confirmar mais detalhes a cerca da crise e as medidas que poderão ser tomadas.
Protesto
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Timon que deveria ter sido realizada ontem (23) não aconteceu por absoluta falta de quórum.
Acredite se quiser: Dos doze vereadores apenas quatro vereadores estiveram em plenário. Sendo eles, Chagas Cigarreiro, Bom Clima, Luís Firmino de Sousa Neto – Tuá e Francisco Torres.
Estranho, é que até o presidente da Casa, Talles Waquim e o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Eduardo Oliveira, não compareceram e nem justificaram suas ausências.
Faltaram ainda os vereadores Antônio Pimentel Filho – Biú, Uilma Resende, Jaconias Morais, Kennedy Gedeon, José Carlos Assunção e Ivan do Saborear.
A propósito da falta de quórum, houve comentários de que os vereadores não compareceram em protesto porque não receberam a verba de gabinete que gira em torno de R$ 12 mil. Quer dizer, só receberam os R$ 5 mil referente aos salários. É muito dinheiro jogado fora.
É visível, público e notório que o Poder Legislativo de Timon é fraco, omisso e sem compromisso com a população que necessita de ações coerentes. Cada um legisla em causa própria.

Proliferação de ratos assusta moradores de Timon



Na cidade de Timon, a quarta maior do Maranhão, com 160 mil habitantes, a proliferação de ratos roedores só preocupa a população. Autoridades do setor de saúde pública do município não “tão nem aí”.
Há quem diga que a superpopulação de ratos pode ultrapassar o número de habitantes humanos. Os ratos estão entre as pragas urbanas que mais preocupam.
Desta forma, o maior problema do convívio com esses animais é o risco que eles representam à saúde humana.
No último sábado (19) vários ouvintes ligaram para o Programa Hora da Verdade – A realidade dos fatos, da Rádio Santo Antônio FM – 88,9, apresentado por Ademar Sousa e Mister Dida, quando fizeram protestos contra a falta de preocupação maior do Centro de Zoonoses de Timon, que deveria  ser mais ágil no combate às pragas.
Ameaça interna e externa
Hoje, três espécies de ratos assolam as cidades brasileiras: o rattus rattus, que é o rato de telhado; o mus musculus, camundongo muito encontrado em armazéns; e o rattus norvegicus, que é a ratazana de esgoto. Esta última é a espécie que mais preocupa. Vindo da Noruega, ele é esperto e ágil, e pode ser agressivo. Cava galerias no subsolo e gosta de lixões e esgotos. Mas também pode atacar casas e apartamentos. Todos eles representam risco à saúde.
"Os ratos podem provocar, por exemplo, a leptospirose, o tifo murino, algumas dermatites, alergias. Em algumas áreas temos a incidência de peste bubônica, não ocorrendo na população, mas alguns ratos encontram-se com a bactéria que pode causar essa doença. Então, eles têm uma importância em saúde pública muito grande".
O contágio da principal doença, a leptospirose, é pela urina e pode matar quem for infectado. Mas a mordida dos roedores também pode causar infecções, já que eles vivem em locais sujos e se alimentam de materiais contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.