quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Caxias ganha novo fórum na Cidade Judiciária


O Portal de Notícias Tribuna do Maranhão, através do Blog Ademar Sousa, fez hoje (03), a cobertura especial da inauguração do Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”, na Cidade Judiciária de Caxias, situada a 360 Km de São Luís, sendo mais uma estrutura gigantesca da Justiça, construída pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Com mais esta obra, o complexo passa a abrigar na mesma área os serviços da justiça federal, eleitoral, estadual e, em breve, trabalhista.

A solenidade de inauguração foi presidida pela desembargadora Cleonice Freire, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Durante a solenidade foi instalada a 5ª Vara da comarca, criada pela Lei Complementar n.º 87/2005, com competência, segundo o Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado, para o Tribunal do Júri e Execução Criminal.

Afastado para assumir o governo do Estado interinamente, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, foi homenageado com uma placa oferecida por colegas magistrados, entregue pelo desembargador Cleones Cunha, corregedor eleito.

“Por tudo que Jamil Gedeon fez à frente do Judiciário, entregamos-lhe uma placa em homenagem à sua dedicação”, anunciou a desembargadora Cleonice Freire.

Gedeon, que nasceu em Caxias, disse se sentir orgulhoso em participar de um momento histórico, em sua cidade natal e lembrou que o seu pai Fause Elouf Simão, vereador por 32 anos na cidade, já falecido, se empenhou para conseguir um fórum melhor para a comarca, adequado à demanda judicial da cidade e dedicou a ele essa conquista.

Governador em exercício, Jamil Neto
“Grandes desafios o Judiciário ainda deve enfrentar. Mas, unidos, teremos novas vitórias, pois acredito em dias ainda melhores para o Judiciário maranhense. No Conselho Nacional de Justiça havia reclamações de que essa comarca necessitava de uma estrutura melhor, e é isso que entrego à população da cidade, nesta data histórica”, destacou o desembargador.

Novo Fórum

A comarca de Caxias tem como termos judiciários as cidades de São João do Sóter e Aldeias Altas. O Fórum possui 6.300 m2 de área construída num terreno de 23 mil m2, localizada no bairro Campo de Belém. A unidade tem espaço para 5 varas e 1 juizado especial cível e criminal; um salão do júri com capacidade para 179 lugares, estacionamento para 135 veículos, gabinetes para juízes; recepção, almoxarifado, depósitos, dois elevadores; centro de processamento de dados, copa/refeitório, salas para arquivos, audiências e oficiais de justiça, espaço para OAB e Ministério Público; sanitários, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais, dentre outras dependências.

Para o advogado João Machado, 87 anos, a instalação de um novo Fórum da Justiça Estadual proporciona à população melhor atendimento, num ambiente mais estruturado. “Este dia ficará marcado na história da cidade de Caxias, que há poucos dias comemorou 200 anos que saiu da condição de arraial para vila, tornando-se depois município”, disse.

HOMENAGEM

Na solenidade os desembargadores José Pires da Fonseca, Josefa da Costa e Arthur Almada Lima Filho (aposentados), Raimundo Melo, Jaime Araujo, e os juízes Maria Mendonça, Luiz Belchior, Milton Bandeira Lima, Carlos Veloso, Andrea Lago, Cristiano Simas, Ferdinando Serejo, Leoneide Amorim, Rodrigo Nina, Sidarta Gautama, Paulo Gomes, Clésio Cunha e Antonio Manoel Velozo também receberam uma placa, pelos relevantes serviços prestados à justiça de Caxias.

Prestigiaram a cerimônia de inauguração do novo Fórum os desembargadores da ativa Jorge Rachid, Raimundo Melo, Raimundo Nonato, Jaime Araujo, Raimunda Bezerra, Fróz Sobrinho, Lourival Serejo, Cleones Cunha, Benedito Belo; os desembargadores aposentados Militão Vasconcelos, Pires da Fonseca, Madalena Serejo, Josefa da Costa, Arthur Almada Lima Filho; o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; juízes, defensores públicos, procuradores, advogados; os deputados Sétimo Waquim, Alexandre Almeida, Magno Bacelar, Cleide Coutinho; os prefeitos João Castelo, Humberto Coutinho, Socorro Waquim, Suely Pereira; o bispo da arquidiocese de Caxias, a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos; o presidente da OAB-MA, Mário Macieira; a presidente do TRT-MA, Márcia Andreya Farias; defensor público geral Aldy Melo; o ex-ministro Edson Vidigal; diretores do TJMA (Alessandra Darub, Aurino Rocha, Luis Carlos Calvet, Antonio José Lago), a assessora jurídica Larissa Buhatem, a chefe de gabinete Bruna Barbiere e os juízes auxiliares Sônia Amaral e Raimundo Bogéa.

CAXIAS

A cidade de Caxias faz parte da região dos Cocais. Segundo estimativas do IBGE de 2010, possui cerca de 156 mil habitantes e é o 4º município mais populoso do estado.

Em entrevista ao Blog Ademar Sousa, o governador em exercício Jamil Gedeon demonstrou estar muito feliz com a entrega da obra do Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”, em sua terra natal, chegando a afirmar que todos os serviços na área da justiça serão centralizados em um só local.

Após a solenidade no novo fórum de Caxias, Jamil Gedeon foi almoçar na Churrascaria Gran Ville com parentes, amigos e convidados especiais.  O espaço ficou pequeno para tantos convidados ilustres, entre, juízes, desembargadores, deputados, secretários de Estado, prefeitos, advogados, dentre outros.

PRÉ-CANDIDATURA DE CONSENSO

O prefeito Humberto Coutinho, a deputada estadual Cleide Coutinho e o advogado Leonardo Coutinho, que exerce a função de procurador na Procuradoria Geral do Estado do Piauí.

Leonardo Coutinho, Humberto e Cleide Coutinho
O jovem Leonardo Coutinho é o pré-candidato a prefeito de Caxias, escolhido através de consenso na base governista municipal. Ele disse ao Blog Ademar Sousa que está preparado para o novo desafio.

JUSTA HOMENAGEM

A prefeita de Matões, Suely Torres Pereira, o marido ex-prefeito e ex-deputado estadual Rubens Pereira e a juíza Conceição Mendonça, titular da 5ª Vara Criminal de São Luís (MA).

Suely, Rubens Pereira e Drª Conceição Mendonça
A prefeita Suely Torres é filha da juíza Conceição Mendonça, que foi homenageada com uma placa por seus méritos junto a Justiça do Maranhão, notadamente pelo conceito que adquiriu quando exerceu a magistratura em Caxias.

REGISTRO

O jornalista, advogado e vereador de Caxias, Ricardo Marques, prestigiou a solenidade de inauguração do Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”.

Ricardo Marques e James Lobo
Na foto, Ricardo Marques está ao lado presidente da OAB-SECÇÃO de Caxias, advogado James Lobo.

ADVERSÁRIOS JUNTOS NA MESMA MESA

Durante o almoço, Gran Ville,  ficaram descontraídos em uma mesa, o deputado estadual Alexandre Almeida, os vereadores de Timon,  Jaconias Moraes, José Carlos Assunção e Kennedy Gedeon e, por  último, chegou ao local o deputado Professor Sétimo que também sentou à mesa.

Sétimo Waquim, Alexandre Almeida, Jaconias, Kenedy e Zé Carlos Assunção
Em Timon a tradição é que adversários políticos não dividem a mesma mesa. Já em Caxias a tradição é outra, e reinou a paz entre os políticos adversários timonenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.