terça-feira, 9 de outubro de 2012

Deu no Instituto Jales: Quem com ferro fere, com ferro será ferido


O ditado popular "quem com ferro fere, com ferro será ferido" é usado quando uma pessoa quer se referir que as ações más das pessoas sempre voltarão para elas. E é justamente isso que aconteceu em Timon. Faltou respeito ao povo de Timon e, em especial aos servidores públicos que ficaram sem salários e outras mazelas que nortearam o atual governo municipal da prefeita Socorro Waquim (PMDB). E o resultado final nas urnas mostrou o que povo já esperava antes mesmo de votar, que foi a derrota esmagadora do candidato a prefeito apoiado pela base governista Edivar Ribeiro, que lhe impuseram o sacrifício de tentar superar em vão o desgaste do governo municipal. Podemos até assim dizer que Edivar Ribeiro foi um herói diante das adversidades no pleito eleitoral, não conseguindo reverter o crescimento do adversário Luciano Leitoa (PSB), que largou na corrida sucessória sempre na liderança em todas as pesquisas de intenções de votos. Apenas uma pesquisa sob suspeita tentou confundir o eleitorado timonense.

Neste episódio, porém, tudo indica que houve propositalmente falhas na coleta de dados na pesquisa ora em discussão, objetivando favorecer ou confundir.  Se dependesse do Jales Instituto de Pesquisa e do Blog do Ribinha hospedado no  Portal AZ, de Teresina, certamente o resultado da eleição em Timon teria sido outro completamente diferente do que foi divulgado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, na noite de  domingo, dia 7 de outubro de 2012.  Ainda bem que o foi o único blog a prestar um desserviço em desrespeito ao povo de Timon e, sobretudo, um atentado violento à democracia quando divulgou uma pesquisa mentirosa fugindo da realidade política eleitoral naquele momento, assim como agredindo aos princípios da ética e da moral do bom jornalismo.

Todo mundo sabe que os políticos estão sujeitos de forma especial às críticas públicas, e é fundamental que se garanta não só ao povo em geral larga margem de fiscalização e censura de suas atividades, mas, sobretudo à imprensa, ante a relevante utilidade pública da mesma.

“O Jornalismo é talvez a única profissão em que somos testados diariamente, a cada instante. O jornalista tem por obrigação ser inteligente durante pelo menos o seu horário profissional”. (Lago Burnett , jornalista e cronista).

Muitas vezes, a verdade vira mentira e a mentira vira verdade. Quem rouba, mata e mente é endeusado.  Só que, no caso do Jales Instituto de Pesquisa e do Blog do Ribinha, o tiro saiu pela culatra.  Eles publicaram o resultado de uma pesquisa  que foi registrada  no TRE-MA, com o protocolo  nº 00346/2012 e foi realizada no período de 29 a 30 de setembro ,   entrevistando  com 450 eleitores.  O resultado foi o seguinte: Edivar Ribeiro aparece com 37,18 %, enquanto que Luciano Leitoa tem 36,96%, Alexandre Almeida 7,11% e Professor Costa 1,55%.

Pesquisa mentirosa
Andou foi longe: As urnas mostraram o contrário
Em mais um ato de sandice, o blogueiro Ribinha movido por uma paixão desenfreada a serviço do atual governo da prefeita Socorro Waquim não se conteve e publicou no seu blog uma matéria destacando: Edivar Ribeiro ultrapassa Luciano Leitoa na reta final (GRIFO MEU). Pena que o nobre blogueiro acostumado a desrespeitar os colegas sonhou acordado e, naturalmente, isso não passou de um pesadelo.

Luciano Leitoa

Na entrevista dada à TV Meio Norte, o prefeito eleito Luciano Leitoa (PSB),  mencionou  sobre as polêmicas em torno das eleições em Timon, afirmando  que alguns institutos de pesquisas, entre eles, o Instituto Jales  foi acusado de produzir pesquisas tendenciosas . Ele cobrou mais coerência e seriedade no que diz respeito à coleta de dados sobre intenções de votos.

Um comentário:

  1. E aqui Ademar e senhores e senhoras internautas,o FERIMENTO foi cruel: Além de errar FEIO no resultado,este instituto,ainda serviu de fonte para,como afirma o blogueiro Ademar,sandices vindas de desnorteados apaixonados sem causa.Errou tão feio,que,somente a diferença em favor de Luciano sobre o Edvar,foi de mais de 23 mil votos.Daria prá eleger 3 prefeitos em muitas cidades do Maranhão...Eita Jalles,eita contratrante desta pesquisa....Um dia vocês aprendem!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.