segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Delegacias superlotadas em Timon. Até quando?


Delegacias voltam a ter superlotação

Os três distritos policiais de Timon, cidade localizada na Região dos Cocais, continuam abarrotados de presos. Presos vazando pelo ladrão. Para alguns delegados a situação é insuportável e a qualquer momento o quadro pode evoluir para uma tragédia. Cadê a Secretária de Estado da Segurança Pública, comandada pelo delegado da Polícia Federal Aluísio Mendes?
Presídio Jorge Vieira interditado pela Justiça
Ao menos três carceragens das delegacias da cidade de Timon estão superlotadas. Hoje, celas para no máximo cinco pessoas têm abrigado até mais de 20 presos detentos, como no caso do 1º DP, na Avenida Presidente Médici, no Bairro Parque Piauí.

A superlotação, segundo policiais e autoridades do Judiciário, tem sido causada por uma decisão tomada há mais de dois meses  pela (Secretaria de Estado da Segurança Pública que impede a pronta transferência para o Presidio  Jorge Vieira, único existente em Timon.
  
Levantamento feito por carcereiros da polícia mostra que os três DPs abrigam, neste momento, mais de 40 presos vivem amontoados.  A demora na transferência de presos para a unidade prisional poderá causar ainda mais sérios problemas para os delegados da Polícia Civil que não estão conseguindo receber mais presos, em razão da superlotação nas celas das delegacias distritais, devido à medida de interdição do Presídio Jorge Vieira, pela Justiça do Maranhão.

Segundo apurou o Blog Leste em Off, recentemente, na Delegacia do 1º  Distrito Policial,  os  presos  já tentaram  fugir abrindo enormes buracos nas paredes da cela, durante o turno da noite.

Neste sentido, os delegados da Polícia Civil elaboram documentos pedindo providências aos seus superiores e alertando para os riscos da superlotação.

Por conta da superlotação, o delegado regional de Timon,  Antônio Valente, já alertou a Corregedoria Geral de Justiça  e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes,  sobre "a gravidade da situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.