sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Justiça do Piauí proíbe ai5piaui de citar o nome de um ‘figurão’


Neste momento, o Blog Leste em Off manifesta solidariedade ao colega jornalista Walcy Vieira, diretor presidente do Portal de Notícias – ai5piauí.com, de Teresina, pela censura imposta pela Justiça do Piauí, no que diz ao cerceamento da liberdade de expressão. Lamentamos tal atitude da Justiça, até porque, queremos uma imprensa livre sem amarras.

DA REDAÇÃO CENTRAL DO AI5PIAUI

Um figurão entrou na Justiça na tentativa de calar o ai5piaui. Ele havia sido citado em matérias jornalísticas na qual também foram publicados documentos comprovando a denúncia, mesmo assim, entrou na Justiça e o Judiciário do Piauí sentenciou o jornalismo do ai5piaui a não mais citar o nome do figurão e retirar do ar todas as matérias que estariam ‘ferindo a sua honra’.

A multa diária determinada pelo juiz é de R$ 10 mil, caso não cumpra a decisão. O diretor-presidente do ai5piaui, jornalista Walcy Vieira, cumpriu a ordem do juiz, na manhã desta quarta-feira (28/11/2012), e vai entrar com recurso para garantir o livre direito de comunicação.

Walcy Vieira também comunicou o ocorrido ao Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Federação Nacional dos Jornalistas e Repórter sem Fronteiras. O caso também será levado ao conhecimento de entidades internacionais que defendem a liberdade de expressão.

Há pouco menos de dois meses, episódio idêntico aconteceu com a TV Antena 10, que foi proibida pela Justiça do Piauí de citar o nome de um senador da República, eleito com votos do povo do Piauí.

‘Estamos voltando ao tempo da ditadura, onde não se podia citar nomes de personalidades públicas. Uma coisa é você se sentir ofendido e pedir reparação pelo dano, a outra é a Imprensa ser ferida no seu direito de comunicação, sendo proibida de citar nomes de personalidades’, observa José Olímpio, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí.

NOTÍCIA SEM CENSURA

O ai5piaui foi criado fundado há 5 anos, exatamente com o proposito de levar um jornalismo independente, sem ligação com grupos políticos, sem sobreviver através de recursos de prefeitura, nem de Governo do Estado, para poder fazer um jornalismo ‘sem rabo de palha’, mantendo um jornalismo investigativo e denunciando os desmandos.

‘Não existe democracia, sem uma Imprensa verdadeiramente livre’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.