terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estado e UFMA unidos pela erradicação do analfabetismo


Gazeta da Ilha

Um pacto para reduzir os índices de analfabetismo no Maranhão foi concretizado na manhã desta segunda-feira, dia 18,  entre o Governo do Estado e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O secretário-chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney no lançamento oficial do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

─ A alfabetização na idade correta é um passo importante para efetivação do fluxo idade série ─ disse o secretário na solenidade que contou com a presença de centenas de professores, gestores e do presidente do Sinproessema, Júlio Gueterres.

Segundo Luis Fernando é a falta de correção desse fluxo que gera outras patologias muito graves, como o baixo rendimento escolar, a distorção idade/série.

─ Sem querer mercantilizar a educação, implica também no desperdício de recursos públicos já tão escassos e tão minguados para o setor ─ frisou.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado é uma honra firmar uma parceria como esta, que trará benefícios tão importantes para a sociedade.

Até o momento, 203 municípios assinaram o acordo de parceria. Mas a expectativa é que os 217 municípios façam adesão ao programa.

Dinâmica

A iniciativa é um compromisso assumido pelo Governo Federal de reduzir os índices de analfabetismo no Brasil, especialmente nos estados onde esses números são alarmantes.

No Maranhão, o objetivo é alfabetizar 22.571 alunos até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do ensino fundamental e com isso diminuir o número de analfabetos clássicos (que não sabem ler ou escrever), que hoje chega a marca de 19,1% no estado, totalizando aproximadamente 1 milhão de analfabetos.

A expectativa é de que, com o pacto, esse índice reduza a 9,1% até 2015.

Participam do PNAIC no estado a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as secretarias municipais de educação, além da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que será responsável por garantir a formação continuada dos professores orientadores durante todo o ano de 2013, quando serão realizados os cursos de capacitação.

Uma das principais ações do pacto é a formação continuada e presencial para todos os professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos e também das classes multisseriadas, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.

Os cursos serão ministrados nos núcleos de São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Caxias, Presidente Dutra e Bacabal, totalizando 201 municípios maranhenses.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.