sexta-feira, 15 de março de 2013

Curtas e Grossas


Da coluna Trombone do Tribuna do Maranhão

Ciumeira

Ainda repercute a visita da governadora Roseana Sarney a Timon, acompanhada do seu pré-candidato, o secretário Luís Fernando Silva, atual secretário de Infraestrutura do governo do Maranhão.

Os mimos da governadora para com o prefeito Luciano Leitoa chamou atenção, haja vista que ela nas vezes que veio ao município na gestão da ex-prefeita Socorro Waquim não dispensava a mesma atenção à sua “aliada”.

Mas, na verdade, a governadora está apenas conversando com todo mundo nesse momento pré-eleitoral na tentativa de costurar um amplo leque de apoio ao candidato do seu grupo que irá concorrer a sua sucessão, no próximo ano.

Qual a razão?
A propósito, é intrigante para muita gente ligada aos Waquins o porquê da indiferença da governadora para com a ex-prefeita.

Na verdade, essa aresta teve origem no apoio politico eleitoral que a ex-prefeita deu ao ex-ministro Edson Vidigal, candidato lançado pelo então governador José Reinaldo Tavares, na eleição de 2006.

A opção de Socorro Waquim naquela eleição foi interpretada como uma grande traição aos Sarneys e ao PMDB, partido da governadora.

Traidora
A governadora Roseana Sarney teria se sentindo injustiçada e traída por Socorro Waquim, pois acabara de ajuda-la eleger prefeita em 2004. O senador José Sarney na época visitou Timon exclusivamente para alavancar a campanha, participando de caminhadas na cidade, coisa que não fez para outros aliados na época.
Governadora Roseana e a prefeita Socorro Waquim, em Timon
E logo depois de dois anos, em 2006, ela não teve a retribuição da então prefeita de Timon quando se candidatou ao governo.  A ex-prefeita resolveu votar e trabalhar pelo candidato do então governador José Reinaldo Tavares, o ex-ministro Edson Vidigal. Além disso, a ex-prefeita teria negado alguns pedidos pessoais de Roseana. 

Registro
Durante o segundo mandato de Roseana no governo do estado (1999 a 2002), Socorro Waquim foi nomeada para o cargo de diretora regional da Educação de Timon.

Buraco sem fundo
O minúsculo município de São João do Sóter vai torrar quase 2 milhões exclusivamente com a manutenção e recuperação de estradas vicinais.

Isso mesmo, estradas vicinais.

Durma-se com um barulho deste!

Buraco sem fundo II
Nem o município de Caxias, que é 5 vezes maior, não se arisca em fazer um gasto dessa monta.

O pior que em qualquer lugar do mundo chamado Brasil esse tipo de obra é tida como um tremendo “ralo”.

Pólo Industrial
Timon e Caxias vão ter seus Polos Industriais.

A governadora Roseana Sarney tratou do assunto diretamente com os prefeitos Luciano Leitoa e Léo Coutinho, respectivamente, e parece que a coisa sairá do sonho para se tornar realidade.

Sem prestígio
Ao tratar da implantação do Pólo Industrial diretamente com o prefeito Luciano Leitoa, a governadora deixa o deputado estadual Alexandre Almeida sem bandeira e sem prestígio.

Sem prestigio II
Quem também está com o seu prestígio em baixa, aliás nunca esteve em alta, é o deputado federal Sétimo Waquim (PMDB).

Ele simplesmente não consegue trocar o ocupante do cargo de diretor da Unidade Regional da Educação de Timon, que indicou e agora quer mudar.

Novo padrinho
O professor Maurício  Ângelo foi indicado pelo deputado federal Sétimo Waquim para o cargo de Diretor da Unidade Regional da Educação e sabendo que a sua permanência no posto está ameaçada tratou de caçar um novo padrinho político.

Ele, que de bobo não tem nada, já achou guarida nas asas do vice-governador Washington Luis, de quem é correligionário e que já teria bradado aos quatros cantos que o cargo da URE de Timon é imexível.

Mesmo veneno
O deputado Alexandre já tinha experimentado do mesmo veneno que o deputado Sétimo prova agora com a inquietante situação da URE de Timon.
O atual diretor do Ciretran, Jeremias Moraes, é da cota da indicação do deputado Alexandre, que também não consegue tirá-lo do cargo depois do rompimento político entre os dois.

Amarok
Não é por nada não.

Mas, salta aos olhos a exagerada contratação de 30 camionetes Amarok pela prefeitura de Timon.

O pior é que a carona da licitação pela qual foi formulado, segundo se informa, o contrato estaria vencido, ou seja, a contratação dos veículos está irregular, ilegal.

Corpo estranho

O deputado federal e ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB) implanta base política em Timon.

O vereador Leandro Belo é quem está executando as ações de cooptação de lideranças para o novo grupo político que se forma no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.