segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mais de 60% não tem candidato a governador no MA


Faltando um ano e meio da eleição majoritária em 2014 no Maranhão, o eleitorado, na sua maioria, ainda não sabe em que vai votar para o cargo de governador. É o que mostra o resultado da pesquisa realizada pelo instituto  Amostragem em 40 municípios nos dias 5,6 e 7 deste mês de abril.
Luis Fernando é o nome que faz a Oposição perder as
estribeiras, que prefere Lobão como concorrente
Pelos números do Amostragem, 63,38% ainda não decidiram em que vão votar para a sucessão da governadora Roseana Sarney, além de 4,62 votarem em branco ou preferir anular os votos. Esse é o quadro da pesquisa espontânea, quando o eleitor não é induzido a apontar nomes que constam da relação apresentada pelo instituto.

Na pesquisa estimulada, o pré-candidato do PCdoB, presidente da Embratur, Flávio Dino, lidera com folga em relação aos nomes dos pretensos candidatos do Palácio dos Leões, secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, e ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Este último detém o maior índice de rejeição, conforme os número do Amostragem.

Dino lidera com folga de mais de 40% por ser o único pré-candidato conhecido até agora, além de ter disputado em 2010 o cargo de governador contra Roseana Sarney, que venceu o pleito no primeiro turno.

Pelo grupo do governo, o nome de Luis Fernando aparece bem posicionado, considerando que ele não é ainda o candidato oficial e o seu grupo também não ter entrado na disputa. Em outras eleições, faltando mais de um ano para o pleito, o candidato do governo tinha menos que 10%, a exemplo do governador José Reinaldo Tavares.

Em toda eleição majoritária o candidato que se lança primeiro sai à frente a cada disputa. Foi assim com o tucano José Serra que perdeu a eleição para Dilma Rousseff, com Roseana Sarney que perdeu a eleição no segundo turno para Jackson Lago em 2006. Roseana, a exemplo de Flávio Dino, ostentou durante meses índices que chegavam a 72%.

O bloco do governo ainda não foi às ruas, mas vem se juntando nas cidades para garantir a eleição do candidato do Palácio dos Leões. Agora na direção da Infraestrutura, o nome de Luis Fernando ganha mais visibilidade na medida em que leva e inaugura obras nos municípios.

Ele tem a seu favor o fato de ter administrado por seis anos a cidade de São José de Ribamar e implantado um modelo inovador que agradou a população e chegou a receber diversos prêmios, inclusive da ONU, pela gestão que fez.

(DO BLOG DO LUIS CARDOSO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.