quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Prefeito de Caxias é o mais novo aliado de Roseana

A la Lobão


O prefeito Humberto Coutinho pode voltar de São Luís na condição de aliado da governadora roseanista. Há dias na capital, HC teria finalmente sucumbido à pressão sarneyzista através do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB).

Desde ontem, fontes credenciadas da coluna registram movimentação atípica na 'Ilha' que reforça as suspeitas de que o mandatário caxiense capitulou à moda de Lobão. Decerto resistiu o que pode ao agressivo cerco de Roseana Sarney e Ricardo Murad, mas sujeitou-se ao estilo jeitoso e manhoso do ministro. Matreiro, para começo de conversa, disposto a ganhar a confiança de HC, Lobão conseguiu no Ministério da Saúde o credenciamento das unidades de UTI neonatal da Macrorregião de Saúde, repondo a estas a condição normal de prestação de serviço aos usuários do SUS. As unidades atuavam de maneira capenga desde o corte dos R$ 600 mil/mês pelo irascível secretário estadual da Saúde, que, de forma unilateral e com a anuência da governadora, desferiu esse primeiro golpe já com a intenção de forçar o prefeito caxiense a aderir ao esquemão oligárquico. Dessa primeira ação sarneyzista, HC sentiu logo a pancada. Titubeou, buscou alternativas federais. Mas, embora amparado pelo deputado federal Flávio Dino, a cada dia novas e fortes investidas do governo maranhense colocaram o alcaide na berlinda. Nos últimos dias, como retratamos no editorial 'Humor ioiô' da coluna do dia 8 passado, era cada vez mais visível  a hesitação de HC quanto a manter a trincheira local de oposição à oligarquia.

Já anteontem, em reservada conversa com o redator, uma pessoa com acesso a HC revelou que as negociações se amiudavam no rumo da capitulação e que o fato da adesão, mais cedo ou mais tarde, acabaria vindo à tona... Contagem regressiva, portanto.

(com informações Jotônio Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.