terça-feira, 29 de junho de 2010

Trem que vai ligar o Piauí ao Maranhão foi lançado

O governador Wilson Martins, acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da prefeita de Timon, Socorro Waquim e do deputado Professor Sétimo Waquim, lançou nesta terça-feira (29), em Teresina, o programa Trem Regional de Passageiros e Cargas, que beneficiará os municípios de Altos no Piauí; e Timon, Caxias e Codó, no Estado do Maranhão.

O governador inaugurou ainda o novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), fazendo uma viagem simbólica da Estação Frei Serafim, na Avenida Miguel Rosa, até a antiga Estação Ferroviária de Timon.

Segundo o governador Wilson Martins, além do trem inaugurado hoje, mais dois serão entregues, um no mês de agosto e outro em setembro. “Com os trens em circulação, vamos atingir o limite para desafogar definitivamente o trânsito de Teresina, vamos resolver o problema de trafegabilidade, com isso estaremos dando um grande presente para a capital do Piauí”, destacou.

O VLT é mais confortável, rápido e econômico que os trens que eram utilizados em Teresina, o custo também é menor, enquanto no ônibus coletivo o valor cobrado na passagem é de R$ 1,90 no metrô é R$ 0,50.

Para o ministro dos Transportes, Paulo Passos, o investimento no transporte ferroviário é essencial para o desenvolvimento de uma Região. “Essa modalidade de transporte voltada para a população diminui custos, tanto para o governo quanto para os habitantes das cidades beneficiadas com o programa, agora vamos fazer um estudo de viabilidade para introduzir o mais rápido possível esse programa na Região Metropolitana de Teresina”, afirmou o ministro dos Transportes.

Durante o estudo de viabilidade serão analisados os trechos que precisam ser recuperados, as estações que precisarão de reformas e o fluxo de passageiros entre as cidades assistidas pelo programa.

A prefeita de Timon, Socorro Waquim, disse durante a viagem simbólica ao município que vai acelerar as obras de recuperação da Estação de Trem de Timon. “O Metrô de Teresina vai ser muito importante para Timon por que vai permitir a circulação de passageiros com o custo bem menor, além de melhorar o fluxo de veículos automotivos, para a cidade, hoje, é um momento histórico”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.