segunda-feira, 5 de julho de 2010

Crianças estudam de joelhos em escola de Codó

Fotografias da comunidade de São José de Pinho, no município de Codó, mostram crianças de uma pré-escola escrevendo de joelhos. Na escola improvisada em uma construção abandonada as crianças sentam no chão. Codó é a terra natal do deputado estadual, César Pires (DEM), ex-secretário de estado da Educação do governo Roseana e ex-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão.

Somente na metade deste semestre letivo as fotografias foram vista pelo promotor da Infância e Juventude de Codó, Helenilton Santos Júnior.

São dezenove crianças que não têm sequer uma carteira para estudar. São José de Pinho é uma das nove comunidades do assentamento sítio Novo Horizonte. Quase todos os moradores adultos são analfabetos.

Na quinta-feira da semana passada, 1º de julho, o promotor junto com membros do Conselho Tutelar do município foram até o local, vistoriar a situação. Constataram o quadro deplorável.

O promotor Helenilton Santos Júnior convocou o responsável pela educação rural da prefeitura de Codó. Só depois de apresentadas as justificativas para o descaso comprovado é que pretende chamá-lo para assinar um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta. Se não houver acordo, o promotor ameaça “realmente”, enviar o caso para justiça.

Essa é a realidade do Maranhão que envergonha os membros do clã Sarney. Habituados a viver no bem bom os integrantes do grupo político que pleiteia permanecer no controle do poder do Estado renegam a realidade medonha enfrentada pelos maranhenses.

Em Codó, onde agora conta com a parceria política do prefeito Zito Rolim e descendentes da classe dominante refinada, a escola de São José de Pinho é apenas um dos problemas enfrentados pelos pobres, quase todos negros quilombolas.

Matéria da TV Mirante (Globo), de propriedade da família Sarney, mostrou as fotos que ainda são aguardadas pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado. Segundo a assessoria, as fotos da situação caótica da educação em Codó serão divulgadas para a imprensa. Resta aguardar o retrato da educação do Maranhão do atraso.

Confira video abaixo, outra denúncia feita em Outubro de 2009 pela TV Cidade, onde mostrar que alunos da zona rural estudam no Bar.

Um comentário:

  1. Amigos Ademar e Ludwig,após duas semanas fora do ar em razão de problemas técnicos no servidor da empresa que administra o portal do Jornal Pequeno, o blogue volta hoje (07) à sua normalidade. Resta apenas ajustar alguns detalhes de caráter técnico e no visual do layout da página.

    Graças a Deus estamos aqui, para continuar com a nossa missão de informar a população com qualidade e de forma simples, rápida e isenta. Peço gentilmente licença a você, para utilizar o seu valioso espaço para fazer a divulgação de nosso retorno a blogosfera no link:

    Para acessar clique:

    http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim

    Um abraço e grato desde já!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.