quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Capinzal do Norte também pode ter petróleo, informa OGX

As novas descobertas podem ser a comprovação do potencial gerador de petróleo na região. 

SÃO LUÍS - Além de uma grande reserva de gás natural, existem fortes indícios da existência também de petróleo em Capinzal do Norte. As novas descobertas de hidrocarboneto na bacia terrestre do Parnaíba, anunciados nesta quinta-feira (2), pela OGX Maranhão, podem ser a comprovação do potencial gerador de petróleo na região. 

As novas descobertas foram recebidas com grande otimismo pelo secretário de Indústria e Comércio Maurício Macedo, ao ser informado na manhã de hoje, via telefone, por executivos da OGX Maranhão. "Essa é uma grande notícia para o estado”, avalia Macedo. 

A OGX informou ao secretário que fará um novo teste no dia 15 de setembro. A empresa, que detém sete blocos na bacia do Parnaíba, iniciou as atividades de perfuração no dia 5 de julho de 2010.
No dia 12 de agosto a OGX anunciou a descoberta de gás natural na seção devoniana do poço 1-OGX-16-MA, no bloco PN-T-68, na bacia terrestre do Parnaíba. 

Até aquele momento, a perfuração havia alcançado a profundidade de 1.654 metros. Os trabalhos no poço OGX-16, prospecto denominado Califórnia, continuaram em andamento e ao perfurar mais 800 metros (total de 2.454) do mesmo poço, atingiu objetivos adicionais em duas diferentes formações da seção devoniana.
A meta é alcançar a profundidade total estimada de 3.450 metros em buscas de novos objetivos exploratórios. A sonda QG-1 utilizada nos trabalhos de perfuração é fornecida pela empresa Queiroz Galvão.

Os resultados até o momento significam a confirmação do fato anunciado no mês passado, conforme avalia Macedo. "Não só confirmam a existência do gás natural, mas ampliam as perspectivas da reserva de que haja também petróleo na região de Capinzal", diz com entusiasmo Macedo.

A OGX Petróleo e Gás, controladora da OGX Maranhão, é a empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, na atualidade. A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

A perfuração do poço OGX-16, prospecto denominado Califórnia, continua em andamento em buscas de novos horizontes portadores de hidrocarbonetos. O poço está localizado a aproximadamente 260 km de São Luis. 

Além da Bacia do Parnaíba, a OGX também realiza pesquisa no momento na bacia marítima PA-MA.

Fonte: Secom/ Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.