segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Edson Araújo pode não ser diplomado

Eleito deputado estadual pela coligação que reuniu os nanicos PSL/PRB/PHS/PMN, Edson Araújo pode não ser diplomado. 

Ele obteve votos em quase todos os municípios do Maranhão chegando a um total de 47.914 votos. Uma grande surpresa. 

Ocorre que Edson Araújo vem sendo investigado pela Polícia Federal por conta da entidade que dirige, a Federação de Pescadores do Maranhão, que detém o controle de todas as colônias instaladas nos 217 municípios do Estado. 

A Polícia Federal descobriu que em muitas cidades não existem rios e nem mar, o que prova a inexistência da menor condição da atividade pesqueira. 

As colônias, para a surpresa da investigação, dobraram ou chegaram a triplicar os números de associados nos últimos cinco meses, exatamente no período da piracema ou do defeso, época em que é proibida a pesca por causa da reprodução da espécie. 

Para compensar o pescador, o governo federal criou o Seguro Defeso, dando a cada pescador o seguro ao valor do salário mínimo (maior que o Bolsa Família) por um período de cinco meses.

A PF constatou que na relação dois contemplados existem comerciantes uma uma longa lista de cabos eleitorais do candidato eleito Edson Araújo. 

Coincidência das coincidências, a investigação aponta também para a eleição casada de Edson Santos com o deputado federal reeleito Cléber Verde, que foi demitido do INSS a bem do serviço público e por prática de fraude no sistema previdenciário, por isso, teve seu registrado de candidatura cassado pelo TSE. Verde obteve mais de 126 mil votos para deputado federal.

Caso se confirme a cassação do registro de Edson Santos por fraude contra o Seguro Defeso, deve ser diplomado em seu lugar o deputado Nonato Aragão, que obteve 25.552 votos e não foi reeleito.

Existem várias denúncias de fraude no Seguro Defeso. Uma delas aponta a Colônia de Pescadores Z-30 como a base de uma organização que trabalha desviando o dinheiro repassado aos pescadores no período em que, por lei, estão proibidos de pescar por causa da reprodução das espécies. 

O blogueiro Louremar Fernandes postou que o dia 8 de setembro a pescadora Sorayma Lima Sousa, registrou o boletim de ocorrência nº5307 na delegacia de Bacabal, onde afirma ter sido vítima de estelionato.
Segundo ela, seu cartão-cidadão, que dá direito a receber o benefício federal, foi retido por pessoas da Colônia de Pescadores a título de consulta do saldo. 

Sorayma afirma que entregou o cartão em março e somente no mês de setembro o recebeu de volta.

Quanto ao valor, do total de R$ 2.040,00 que teria direito, somente lhe foi repassado 580 reais.

Ela afirma na denúncia que ao inquirir a senhora Lenir, conhecida como irmã Lenir, a mesma afirmou que parte do benefício seria destinado à uma funcionária da Colônia. 

Segundo as denúncias a prática corrente seria que após o cadastramento das senhas, os cartões são recolhidos sob a alegação de verificar quando o dinheiro vai sair.

Entretanto, quando o dinheiro é depositado pelo Governo, seria sacado e apenas uma parte seria repassada para os beneficiários dos cartões. 

O caso é grave e requer providências urgentes do Ministério Público. O MP tem, em fase de apuração, um processo sobre o caso dos pescadores fantasmas ou pescadores de aquário.

O esquema funcionaria da seguinte forma: pessoas das mais diversas atividades, que não sabem diferenciar uma piaba de um mandi, seriam registradas como pescadores para obterem o benefício do seguro-desemprego e seguro e seguro-defeso. 

A idéia é que essas pessoas não recebam todo o benefício, ficando uma parte nas mãos dos artífices do golpe. Há indícios de que o esquema patrocina campanhas políticas.

(Blog do Cardoso)

2 comentários:

  1. O deputado edson araujo e homem que ja vem nesta luta a mais de trinta anos a frente da federacao portanto sua eleicao nao e surpresa pois na eleicao passada ele ficou na primeira suplencia portanto e merecedor desta votacao.

    ResponderExcluir
  2. o deputado edson araujo esta de parabens! sua vitoria foi mais que merecida pois nos conhecemos sua luta.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.