segunda-feira, 6 de junho de 2011

Postes com a logomarca da extinta Cepisa são encontrados em Coelho Neto, Maranhão


Enquanto a população reclama da falta de energia elétrica em diversas regiões do Piauí, o Portal AZ flagrou na cidade de Coelho Neto, no vizinho estado do Maranhão, diversos postes com a logomarca da Cepisa (atual Eletrobras Piauí) em uma avenida. 

A obra de iluminação da avenida Antônio Guimarães, que corta a cidade e liga a mesma aos municípios de Timon e Caxias, foi recém inaugurada pela prefeitura local. Ao todo, estão instalados 57 postes, sendo que no mínimo 40 deles estão com o carimbo da Cepisa marcado no concreto. As estruturas foram construídas em 29/04/2010. 

O estranho é que a distribuição de energia no Maranhão é realizada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Existe ainda a suspeita de outros postes da antiga Companhia Elétrica do Piauí estariam sendo utilizados em sítios e fazendas da zona rural de Coelho Neto. 

Procurada pelo Portal AZ, a Eletrobras Piauí caracterizou como “estranha” a denúncia. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, todos os postes comprados pela distribuidora são feitas sob encomenda e entregues direto nos locais onde serão instalados. A assessoria informa ainda que a Eletrobras Piauí nunca trabalhou vendendo postes e não é praxe da empresa fazer o empréstimo ou doação dessas estruturas, principalmente para cidades que estão fora da sua jurisdição.

A reportagem procurou a administração do município de Coelho Neto. A intenção era esclarecer a origem dos postes. O prefeito Soliney de Sousa e Silva (PSDB) estava incomunicável, segundo informaram seus assessores diretos. Em seguida, o Portal AZ tentou contato com o secretário de Obras, Chico Vereador. Ao ser informado da denúncia, o secretário disse que a informação solicitada não poderia ser repassada por telefone. O pedido oficial teria que ser feito diretamente na prefeitura.


Postes foram vendidos

Somente no final da manhã desta segunda-feira (06) é que a denúncia foi esclarecida. De acordo com gerente do Programa Luz Para Todos no Piauí, Vladimir de Abreu, os postes foram vendidos para a prefeitura de Coelho Neto pela empresa Plus Engenharia, que presta serviços para o programa. 

O gerente garantiu que não houve desvio de postes do Programa Luz Para Todos. O que aconteceu, justifica Vladimir, é que a empresa fez mais postes do que precisava. Como tinha o produto em estoque, a Plus Engenharia realizou a venda para a cidade maranhense. “O único problema é que eles venderam postes com a nossa logomarca, fato que não é aceitável”, disse o gerente, enfatizando que o Luz para Todos trabalha com o método “Turn Key”, quando o pagamento é realizado apenas quando a obra é concluída. 

Vladimir de Abreu garantiu que ainda hoje a empresa será notificada e que a mesma estará sujeita a medidas jurídicas por ter usado o nome da empresa de forma indevida. 

Operação

Na semana passada a região de Coelho Neto foi destaque na mídia devido a uma operação da Cemar, que desbaratou um esquema de funcionários que faziam falsas ocorrências de quebra de postes e fiações. Na operação foram encontrados 30 postes que estavam sendo utilizados em uma fazenda e quase três mil metros de fios de baixa tensão. Uma pessoa foi presa.


Fonte: Portal AZ/ Jailson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.