sábado, 11 de junho de 2011

Rubens Jr. protocola pedido de emancipação do povoado Santa Teresa

Assunto amplamente discutido entre seus habitantes, a emancipação política e administrativa do povoado Santa Teresa, localizado na microrregião da Chapada das Mangabeiras, começou seu processo para ser reconhecido como o mais novo município do Estado. Na manhã desta sexta-feira (10), o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) protocolou o pedido de desmembramento da cidade de São Domingos do Azeitão.
O parlamentar esteve acompanhado do vereador e correligionário David Rocha Martins e de Mauro Gomes, lideranças locais, que acreditam que a separação do município-mãe será benéfica para a localidade. “É importante porque teremos a possibilidade de uma administração melhor, cada vez mais presente e todos em Santa Teresa concordaram com a emancipação”, afirmou Rocha.
A tese é defendida por Rubens Júnior. “A região já nasce rica porque toda a área tem um potencial grande para a agricultura, principalmente o plantio de soja. Além disso, já possui um núcleo urbano constituído, com uma infraestrutura básica e é mais um exemplo de povoado que não foi separado antes e que parou no tempo. Essa constatação veio inclusive na audiência pública que foi realizada lá. Por isso a emancipação será de suma importância para o desenvolvimento de Santa Teresa”, disse.
Com uma área projetada de aproximadamente 50 quilômetros quadrados e 6.225 habitantes, o povoado fica distante a 16 quilômetros da ‘sede’ de São Domingos do Azeitão e é cortado pela BR-230, a Rodovia Transamazônica.
Além da ampla aceitação durante a audiência pública, o deputado reiterou que a emancipação de Santa Teresa será em grande parte de São Domingos do Azeitão, mas também compreenderá áreas de Bendito Leite, São Félix de Balsas e Loreto. “Esse aspecto é importante ressaltar porque o novo município nasce sem prejudicar os outros vizinhos. Isto porque não diminuirá a arrecadação deles, como por exemplo, o Fundo de Participação”, finalizou.

Fonte: Matões em Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.