sábado, 11 de junho de 2011

De tio pra sobrinho e vice-versa

Os que se esgrimem fervorosamente por um lugar de vice na chapa de Leonardo Coutinho(foto) podem ir tirando o cavalinho da chuva, pois tudo já fora acertado conforme as conveniências políticas do prefeito Humberto Coutinho e do vice-prefeito Júnior Martins.

Os dois sócios do poder em Caxias combinaram que a sociedade majoritária entre eles deve continuar, daí terem tomado a seguinte decisão: Humberto apontará o sobrinho a prefeito - como já é público e notório - e Júnior Martins acomodará o tio, Zé Martins, como vice de Leonardo.

Na prática é como trocar seis por meia dúzia, uma vez que se troca tio por sobrinho e sobrinho por tio, pra tudo continuar como dantes na terra de Abrantes.

Contudo, essa realidade é fato mais que relevante na nossa cultura política pitoresca, vai além da vaidade e do solipsismo político que move os envolvidos. Humberto é convicto, por exemplo, de que se não recompensar Júnior Martins bem, perderá de vez o parceiro, de suas duas últimas campanhas, para Paulo Marinho.

Esta ameaça velada encafifava Humberto por demais. Ele era informado semanalmente da ronda noturna empreendida por Paulo Marinho ao recanto da garagem dos Martins. E coragem para romper, como se sabe, é uma qualidade que não falta ao tio Zé Martins. Daí a pressa de Humberto Coutinho em fechar esse tão manjadinho de todos nós consórcio eleitoral.

Quanto aos outros pretendentes a vice só lhes resta um consolo: política é como nuvem passageira que muda de um instante para outro.

Fonte: Renato Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.