quinta-feira, 7 de julho de 2011

Câmara de Timon promoveu audiência sobre emancipação do Parque Alvorada


Ontem à noite, 6, a Câmara Municipal de Timon realizou audiência pública para tratar da proposta de divisão do município, como conseqüência de um possível desmembramento do bairro Parque Alvorada. 

Caso seja desmembrado, o novo município a ser criado já tem até nome: Alvorada do Maranhão e deverá aglomerar vários povoados e bairros menores, localizados nas adjacências do Parque Alvorada.
 
O primeiro convidado a se manifestar durante a audiência foi o chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Teresina, Francisco Fontenelle, representando o presidente daquela casa legislativa. Ele adiantou que a Câmara de Teresina se coloca à disposição dos timonenses para colaborar no que for preciso no debate de idéias sobre a divisão de Timon.
 
Representantes de entidades, associações e executivo estiveram presentes. Para o instrutor do Proerd em Timon, Francisco Geovane Climaco, a aprovação desta divisão poderá ser favorável ao município, porém, ele ressalta que é importante conhecer mais informações sobre a proposta. Aliás, esse foi o ponto coincidente entre todos os presentes à audiência. O diretor do Departamento de Trânsito no município disse que não acha interessante a proposta da divisão. Para ele, muitos problemas poderão surgir com a divisão. “ Sou contra. Acho que Timon perde muito com essa divisão. O conjunto de todo o município será prejudicado”, ressaltou.
 
Em seu discurso, o promotor aposentado, representante do Lions Clube de Timon, Sr. José do Egito Barbosa disse que muito se discute sobre a divisão mas, que o mais importante é a união. Ele fez questão de frisar que existem outras medidas a serem tomadas quando uma administração não está agradando. “ se não está agradando, muda. O que não pode é toda vez que a gente desagradar de um determinado gestor, termos a idéia de desmembrar uma parte do município”, disse. Alguns questionamentos foram colocados: Que benefícios terão os timonenses? A quem interessa essa divisão?
 
O bairro Parque Alvorada é descrito como uma importante área do município. Tanto que boa parte das atividades relacionadas à agricultura estão localizadas justamente lá. Para o secretário Municipal de Agricultura, Luiz Firmino de Souza Filho, “a agricultura de Timon é geograficamente privilegiada . Temos contato com a Embrapa e outros órgãos da capital piauiense, acesso às técnicas e equipamentos”. Ele disse que está sendo implantado um serviço de inspeção municipal, que vai fiscalizar produtos cultivados através da agricultura familiar. “Essa idéia foi implantada ainda no governo anterior e a prefeita resolveu dar continuidade. Não podemos correr o risco de atrapalhar os projetos do município com o desmembramento”, disse. “Esse projeto vai permitir que 30% de toda a produção da agricultura familiar tenha como destino a merenda escolar. “ Caso tenha essa divisão, o município ficará penalizado. No meu entender, o município é mais forte todo, junto.”, finalizou o secretário.
 
Timon, no último Censo aparece com aproximados 155 mil habitantes. Com a criação do novo município, perderia algo em torno de 22 a 24 mil habitantes que passariam a morar no novo município. Um dos questionamentos da população que compareceu à audiência é justamente o repasse do FPM. Muitos temem que Timon perca com isso. Outros, que o novo município não tenha como sobreviver administrativamente. Uma das sugestões coladas em pauta é se não seria mais interessante, ao invés de dividir Timon, implantar o sistema de cidades-satélites que por sua vez, seriam coordenadas por uma sub prefeitura.
 
Francisco Falcão, do PT, como cidadão timonense questionou a condição de infra estrutura do Parque Alvorada e quis saber o que o novo município vai proporcionar em melhorias da infra estrutura para o Parque Alvorada. Quem respondeu foi o vereador do PDT, Uilma Resende. O parlamentar disse que não entendeu muito bem a idéia, que ainda está formando sua opinião sobre o assunto. “ Tenho dúvidas mas, acredito que o primeiro passo é esse, é discutir, debater, explicar, entender bem a proposta.Acho que temos que estudar. Alguns municípios desmembrados ganharam com a idéia, outros nem tanto. É preciso debater mais”. Uilma Resende ainda deu uma sugestão. Para ele, seria interessante convidar o TCU – Tribunal de Contas da União para dar mais explicações sobre a parte econômica e a capacidade de manutenção de um novo município. Uilma sugeriu ainda que, a Câmara pode solicitar do deputado federal, Sétimo Waquim que faça essa “ponte” e garanta a participação do TCU em uma próxima oportunidade de discussão. “ 

O sr. Valber Cruz, morador do centro, disse que gostaria de sugerir, além das cidades satélites, que fosse chamado para um próximo debate, o deputado federal pelo Piauí, Júlio César Lima, defensor e conhecedor profundo das questões municipalistas. “ De repente ele nos ajuda a entender melhor”, disse.
 
O vereador Jaconias Moraes, do PDT, bravo defensor da proposta, informou que foram colhidas as assinaturas de populares, mais de 1600. “Esse debate não é só em Timon. Está no Brasil. Timon tem bairros em situação crítica, sem calçamento e outras necessidades”, disse. Ao ser interpelado para que terminasse logo o seu pronunciamento, em razão de tempo acordado, se retirou do plenário após um pequeno desacordo com o presidente da mesa, vereador Tuá, autor do requerimento que pediu a realização da audiência pública. 

O presidente da Câmara, vereador Tales Waquim disse que não é favorável à proposta, principalmente por achar que não será fácil a operacionalização de um novo município. “Hospitais, sede administrativa, escolas, tudo tem que começar do zero”, disse. Thales Waquim informou que a discussão será feita até que se esgotem todas as dúvidas. “ Faremos quantas audiências forem necessárias”, afirmou. 
Dos vereadores presentes à sessão, foi favorável à idéia de divisão do município apenas o vereador Jaconias Moraes. Os vereadores Thales Waquim (presidente), Reginaldo Bom Clima, Ivan do saborear, José Carlos Assunção e Uilma Resende disseram que são concordam. Os vereadores Kennedy Gedeon e Chagas Cigarreiro não opinaram. 

(Por Alexandra Teodoro- da assessoria da Câmara) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.