sexta-feira, 8 de julho de 2011

SES retomará obras de 22 hospitais no interior do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomará num prazo médio de 30 dias as obras dos hospitais de 20 leitos que estão sendo construídos com recursos do Programa Saúde é Vida em 22 municípios maranhenses. O processo licitatório para a contratação de novas empresas de engenharia que concluirão essas obras foi encerrado segunda-feira (4), tendo como vencedoras as empresas Techmaster e Lastro. Quanto às outras unidades que integram o programa, uma parte está concluída e outra está com andamento normal das obras.

Nove firmas de engenharia se habilitaram à concorrência pública, mas apenas duas participaram da abertura dos envelopes ocorrida no prédio da SES, no Calhau. As obras dos 22 hospitais foram divididas em três lotes - a Techmaster ficou com o lote 1 e a Lastro com os lotes 2 e 3. Cada uma das duas firmas assumirá o canteiro de obras de 11 hospitais.


O secretário adjunto de Saneamento e Obras da SES, Jorge Mendes, explicou que as obras nesses municípios foram paralisadas no início do ano, depois que os contratos com as empresas JNS e a Guterres foram rescindidos. “Essas duas firmas, cada uma responsável por 11 canteiros de obras, não estavam honrando com os compromissos assumidos no contrato. Fizemos várias notificações e os atrasos continuaram acontecendo”, detalhou ele, citando Cajari, Governador Newton Belo, Serrano do Maranhão, Bacurituba, Campestre do Maranhão como alguns dos municípios prejudicados com a paralisação dos serviços. 

Ele acrescentou que a SES ainda não tem como se posicionar a respeito dos prazos para a conclusão das obras, o que será possível somente depois do levantamento da situação de cada uma delas. “As obras desses 22 municípios encontram-se em diferentes fases de construção. O importante é que vamos retomar os serviços para inaugurar os hospitais o mais breve possível”, destacou Jorge Mendes.



O projeto dos hospitais de 20 leitos, que manterá um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, prevê a construção de quatro consultórios. Entre as especialidades oferecidas estarão clínica médica e cirúrgica, pediatria e obstetrícia. As unidades estão sendo construídas para dar suporte a ações básicas desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família, prestando ainda serviço de apoio, diagnóstico e tratamento com radiologia.

Municípios que terão as obras retomadas

Buritirana, Bom Jesus da Selva, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, São Pedro dos Crentes, Senador La Rocque, Tasso Fragoso, Vila Nova dos Martírios, Zé Doca, Apicum-Açu, Araguanã, Porto Rico do Maranhão, Palmeirândia, Presidente Sarney, Matinha, Governador Newton Belo, Serrano do Maranhão, Cajari, Bacurituba.

Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.