quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deputados do MA irão ao Piauí discutir atendimento de saúde


O objetivo da reunião é envolver os deputados dos dois estados na busca de um entendimento
A Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais da Assembléia Legislativa recebe, na próxima quinta-feira, 25/08, às 09h00min da manhã, na sala da CCJ, uma comissão constituída por oito deputados estaduais do Maranhão. Eles querem discutir com os parlamentares piauienses alternativas para regular os serviços de saúde envolvendo os dois estados. A reunião está sendo intermediada pelos deputados Firmino Filho (PSDB), pelo Piauí e Luciano Leitoa (PSB), pelo Maranhão.
O objetivo da reunião é envolver os deputados dos dois estados na busca de um entendimento para que os pacientes provenientes daquele Estado que vêm ao Piauí em busca de tratamento possam continuar sendo atendidos. O atendimento tem sido restringido nos hospitais públicos piauienses, que são mais equipados, porque as autoridades maranhenses têm se negado a repassar os recursos gastos com estes pacientes.
A questão vem sendo discutida ao longo dos anos e alguns acordos já chegaram a ser intermediados pelo Ministério da Saúde, mas as autoridades do Maranhão sempre encontram uma maneira de não repassar os recursos acertados nos acordos, alegando, dentre outras razões, que o interesse não é do Maranhão; mas do Piauí, que estes pacientes venham se tratar aqui.
Como têm sido muitas as reclamações feitas pelos pacientes maranhenses aos seus representantes, sobre a restrição ao atendimento público pelos hospitais piauienses, esse grupo de deputados maranhenses decidiu gora conversar com o Legislativo piauiense a fim de, compreendendo a situação, dialogar com as partes envolvidas na questão a fim de buscar uma saída que seja benéfica para os dois estados.
"Esse é um problema antigo e de difícil solução. Ao logo do tempo, as autoridades do setor de saúde no Piauí têm se empenhado para buscar uma saída; mas sempre houve uma resistência do Maranhão em compensar pelos atendimentos de saúde feitos no Piauí. Agora, os deputados maranhenses tomaram a iniciativa de buscar esse diálogo, que nós consideramos importante. "Estamos intermediando essa reunião na expectativa de que dela possa sair uma idéia, uma sugestão que contribua na solução deste problema", declarou Firmino Filho.
(Com informações 180 Graus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.