quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretário de Finanças de Timon reage às críticas de Delfino Guimarães


Carlão Oliveira
Apesar do mal-estar envolvendo as declarações de Delfino Guimarães que comanda a Secretaria de Infraestrutura e de Habitação (SINFRA) sobre o episódio envolvendo o corte de energia das duas secretarias, tudo já foi esclarecido. As duas secretarias tiveram o fornecimento de energia contado pela Cemar- a Companhia Energética do Maranhão. Inicialmente, Delfino atribuiu a culpa à tesouraria e da Secretaria de Finanças. Mas, posteriormente o secretário voltou atrás em seu discurso e disse que após investigar a origem do problema, descobriu que as contas de energia estavam prontas desde agosto na Controladoria Geral autorizadas para serem pagas aguardando que a Secretaria de Infraestrutura as pegasse e levasse para a tesouraria.
O secretário Municipal de Finanças, Carlos Alberto Oliveira, ressalta que toda e qualquer secretaria é responsável pelo pagamento de seus tributos e pagamentos. “Além disso, todos os pagamentos  devem ter o aval da controladoria da liquidação desses tributos, os pagamentos devem passar pelo protocolo geral da Prefeitura, e na última instância tem que passar pela tesouraria e só depois disso é efetuado o pagamento, mas a responsabilidade sobre qualquer pagamento é da secretaria de origem”, enfatiza Carlos Alberto Oliveira.
Carlos Alberto Oliveira explica que o corte de energia foi uma questão burocrática e pode acontecer em qualquer governo, concluindo, que não havia necessidade do Delfino ter levado o problema ao conhecimento público. “Acho que foi uma ação precipitada do secretário Delfino Guimarães ter procurado a imprensa para expor um problema interno. Também há deficiências na secretaria que ele comanda, mas nem por isso temos que discutir isso externamente, mas sim em conversações internas. Acho que ele foi muito infeliz quando afirmou que faltou planejamento e organização”, disse.
O CASO REPERCUTIU NO LESGISLATIVO MUNICIPAL
O vereador Eduardo Oliveira, líder do PSL, filho de Carlos Alberto Oliveira saiu em defesa do pai. Em sessão da Câmara, na segunda-feira (24),o parlamentar disse que o responsável pelo pagamento das contas é o Controlador do Município, Carvalho Neto. Disse ainda que este estaria segurando as contas o que resultou no corte.
Polêmicas à parte, esta não é a primeira vez que a Secretaria de Infraestrutura tem sua energia cortada, fato que vem se repetindo vez por outra em vários setores do governo. Recentemente, foi a Secretaria Municipal de Educação que também teve sua energia cortada.
Por Ademar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.