sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dança dos partidos: PHS de Timon sob nova direção

Marco e Samuel
Em Timon, na famosa dança dos partidos quem for mais hábil leva a melhor.  Não vale dormir no ponto.

Há quem diga que em questão de dias, horas e minutos, o Partido Humanista da Solidariedade – PHS, poderá  ter um novo comando à frente daquela sigla partidária.

Recentemente, membros  do PHS chegaram a declarar apoio à pré-candidatura de Edivar Ribeiro (PMDB) para  prefeito de Timon, através dos empresários Joãozinho e Ronaldo da Farmácia.  Mas, segundo consta, eles não fazem mais parte dos quadros do partido.

Um dia desses, quem reapareceu na cena política em  Timon foi Samuel Campos, ex-diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Timon,  que  voltou dizendo ser o  presidente do PHS, podendo até se juntar ao empresário Marco Lago, presidente Municipal do Partido Trabalhista Cristão – PTC timonense, com vista às eleições 2012.

Ocorre que, uma fonte bem entrosada no alto clero da política maranhense e, sobretudo, com fácil movimentação junto aos líderes partidários em São Luís, chegou  a  comentar  em off que a sigla do PHS em Timon será  comandada por outro grupo político nos próximos dias, visto que as articulações na Ilha são fortes. Quem viver, verá!

Nesse sentido, Marco Lago (PTC) sonha em ampliar sua base de partidos aliados. Por isso, conversou com Samuel Campos (PHS), visando uma coligação futura para o ano que vem. As conversas estão ocorrendo naturalmente em todos os grupos políticos, sejam de esquerda sejam de direita.
Caxias: Administração municipal marcada pela organização dá impulso a uma das cidades mais importantes do maranhense

O município de Caxias, localizado a 360 km de São Luís, vive uma fase de prosperidade. O prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, atualmente em seu segundo mandato, desenvolve desde o início de sua gestão uma administração marcada pela organização e centrada na valorização do funcionalismo e na contínua busca pela prestação de bons serviços à comunidade.

Humberto Coutinho(foto) ingressou na política em 1988, quando se elegeu vereador por Caxias com votação superior a 1.200 votos. E 1990 renunciou ao cargo para assumir o seu primeiro mandato como deputado estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado Maranhão. Voltou a se reeleger deputado estadual ainda em mais três mandatos com votação sempre superior. No ano de 2004 renunciou ao mandato de deputado para assumir a Prefeitura Municipal de Caxias, onde obteve 33.214 votos para o período de 2005 a 2008.

Quando deputado estadual fez parte das mais importantes comissões daquela Casa, tendo sido presidente da Comissão de Saúde por três vezes e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa em duas legislaturas.

Desenvolvimento  - A cidade maranhense completou seu bicentenário dia 31 de outubro. Caxias, que integra a região dos Cocais, possui atualmente cerca de 156 mil habitantes, o que a coloca entre as quatro cidades mais populosas do Estado do Maranhão, segundo dados do IBGE de 2010. 

Para dar conta da crescente demanda por serviços, é necessário também estar em sintonia com os anseios das comunidades residentes na sede e povoados. Uma destas reivindicações foi atendida recentemente com a entrega à população do Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”, inaugurado dia 03 de novembro. A moderna estrutura concentrará na mesma área os serviços das justiças federal, eleitoral, estadual e, em breve, trabalhista.

Para Humberto Coutinho a gestão pública deve aliar serviços à busca da qualidade do serviço oferecido ao mesmo tempo em que procura a valorização do servidor público.  Em Caxias o pagamento do funcionalismo é feito rigorosamente dia 20 de cada mês. A prefeitura já pagou, inclusive, a metade do 13º salário de todos os funcionários.

A prefeitura disponibiliza o Portal da Transparência Pública, importante espaço de interação entre os municípios e o poder público municipal. Além disso, o Portal disponibiliza a todos as contas públicas e as obras e ações em andamento, o que comprova a aplicação correta dos investimentos.

A saúde e a educação são setores prioritários na atual gestão. Mas outra preocupação do prefeito é com a valorização de políticas públicas voltadas para o atendimento às mulheres. O prefeito anunciou, inclusive, que já está em processo de instalação no município a primeira Vara de Defesa dos Direitos da Mulher, que vai auxiliar tanto a Secretaria quanto a Delegacia Especial da Mulher em processos jurídicos.

Leoanardo
Eleições 2012 - Quanto às eleições de 2012, o prefeito revela seu apoio ao advogado Leonardo Coutinho, que exerce a função de procurador na Procuradoria Geral do Estado do Piauí. Leonardo é o pré-candidato a prefeito de Caxias, escolhido através de consenso na base governista municipal.

Assumir um cargo público como o de prefeito é um desafio que Leonardo não teme, pois já tem larga experiência no setor. Há mais de dez anos como servidor público, o advogado já foi procurador da Fazenda Nacional, assessorou desembargadores e atualmente é procurador do Estado.

“Sinto-me muito seguro para dar continuidade ao trabalho do prefeito. Conheço como funciona a administração pública e tenho certeza que terei condições de continuar o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Humberto Coutinho”, completa.

Magno Pires será entrevistado na Rádio Atitude FM de Timon
Magno Pires
O radialista Eliésio Silva, apresentador do Programa Tribuna Independente, da Rádio Atitude FM – 107.5, disse ao blog, que o entrevistado deste sábado (26) será o polêmico secretário Municipal de Administração de Timon, Magno Pires.
Eliésio Silva garantiu que os ouvintes podem participar fazendo perguntas pelo telefone da emissora: 3212-3060. Sem dúvida, na pauta não faltarão perguntas sobre a questão do atraso salarial dos servidores municipais, sendo que, em alguns casos estão sem receber há cinco meses e sobre o tempo em que comandou a pasta da Administração no governo Mão Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.