quarta-feira, 28 de março de 2012

Timon recebe “Selo Suas”, de excelência na assistência social

No inicio  da noite de ontem, 27 de março/2012, no Espaço Cultural Renascença, na cidade de São Luis-MA,   o vice-prefeito e Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico Assistência Social e do Trabalho do Município de Timon, Edivar Ribeiro, teve sua gestão administrativa na SEMDES coroada com chave de ouro pela conquista do “Selo Suas” Viva Assistência Social.


Edivar Ribeiro recebendo o selo SUAS
Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) do Governo do Maranhão o “Selo Suas” é um reconhecimento estadual que o município pode conquistar pelos resultados de seus esforços na medida em que executa com qualidade um conjunto de ações e serviços na área da assistência social, visando a melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos dos usuários da Política de Assistência, observado os critérios alcançados no Pacto de Aprimoramento da Gestão Pública Municipal.

Edivar Ribeiro trouxe mais uma vitória para Timon
Dos 217 municípios maranhenses, 117 se habilitaram para concorrer ao “Selo Suas” no ano de 2009. Desses, apenas 12 municípios conseguiram destaque, entre eles, Timon-Ma, por promover assistência social com a responsabilidade de fazer chegar a ação do governo publico municipal nos lares que mais precisam da atenção da gestão administrativa da SEMDES.

Timon está entre as 12 cidades maranhenses que receberam o selo Suas
“Nosso trabalho foi avaliado durante os três últimos anos por técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social do Maranhão, que vieram várias vezes a Timon para verificar a aplicação dos recursos destinados para os serviços de assistência social, a metodologia de trabalho desenvolvida nos programas e ainda as experiências exitosas que conseguimos implementar no município de Timon, como a promoção de cursos profissionalizantes para mais de 3.500 pessoas e manutenção de mais de 4.000 crianças nos programas voltados para atenção aos jovens e adolescentes como o Projovem, PETI, Sociarte, acompanhamento da gestante, a descentralização dos serviços da SEMDES a partir da instalação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em setores estratégicos da cidade e a formação do Cadastro Único mais completo do Maranhão, além das boas condições de trabalho  que conseguimos proporcionar para os servidores da SEMDES, melhorando assim o atendimento ao público”, destacou  Edivar Ribeiro ao acrescentar que a conquista do “Selo Suas” é uma demonstração de que ser empreendedor é necessário para que se possa enfrentar grandes desafios, pois promover assistência social em Timon é sem dúvidas uma atividade desafiadora.

“Dividimos a conquista do “Selo Suas” com a nossa Prefeita Socorro Waquim, que ao nos nomear Secretário da SEMDES, acreditou que poderíamos revolucionar a assistência social, fazer diferente, fazer bem feito. Também dividimos a conquista do  “Selo Suas” com todos os servidores e técnicos da SEMDES, que se juntaram a nós para zelar pelas pessoas que  diariamente  buscam a assistência social do município de Timon’, agradeceu Edivar  Ribeiro.

CRITÉRIOS

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão descentralizada e participativa, vem consolidar a responsabilidade do estado brasileiro no enfrentamento da pobreza e da desigualdade.  Participar do Projeto “Selo Suas” reforça as responsabilidades do município no cumprimento dos requisitos exigidos à habilitação ao nível de Gestão Básica, conforme o estabelecido pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social. Entre os quesitos avaliados para a conquista do “Selo Suas”, estão as atividades desenvolvidas pelos Conselhos Municipais de Assistências Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ainda as programações previstas no Plano Municipal de Assistência Social; Fundo Municipal de Assistência Social; a organização por nível de proteção e gestão; os benefícios assistenciais direcionados para a comunidade carente; acessibilidade, de acordo com as normas da ABNT; as experiências exitosas; diagnósticos das áreas de vulnerabilidade e risco; plano de inserção e acompanhamento dos usuários e avaliação de visitas técnicas e monitoramento.

(Texto enviado por Ary Oliveira)

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