sexta-feira, 23 de março de 2012

UPA de Timon atende mais de duas mil pessoas em apenas nove dias de funcionamento


O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) visitou na manhã de hoje (23) a Unidade Pronto Atendimento - UPA, de Timon, quando foi recebido pelos diretores daquela unidade de saúde, Jean de Sousa Batista (direção geral) e José Torquato Macêdo (clinica médica) para verificar “in loco” o atendimento de urgência e emergência que teve início na quarta-feira (14) até sexta-feira (23), nove dias depois, apresentando um saldo positivo de atendimentos de adultos e crianças.

Jean Batista, deputado Alexandre e o médico José Torquato 
Alexandre Almeida demonstrou ter ficado satisfeito com os relatórios apresentados pelos diretores Jean Batista e José Torquato. Ele aproveitou para destacar o apoio do governo do estado que assegura os repasses de mais de R$ 1 milhão para garantir o funcionamento da UPA, dando dignidade aos que necessitam dos serviços de urgência e emergência chegando a mais de dois mil atendimentos. “A nossa visita tem como objetivo pedir o empenho cada vez mais dos 150 funcionários desta casa de saúde, que continuem desenvolvendo suas funções com atenção especial aos pacientes de todas as idades”, afirma o deputado Alexandre Almeida.

Pacientes a espera de serem atendidos 
“Timon passou a ser outra cidade depois da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que já atendeu em apenas nove dias de funcionamento 2.044 pessoas distribuídas nas áreas de clinica-médica, pediatria e assistência social. Desses casos, houve somente 29 transferências de pacientes que foram referenciados para o Hospital Regional Alarico Pacheco sem registro de nenhum óbito”.

Médica pediatra, Adriana Sousa durante consulta 
A afirmação é do diretor clinico da UPA, médico José Torquato Macêdo, ressaltando que os pacientes de Timon agora são respeitados e tratados como seres humanos em regime de 24 horas.  Segundo ele, antes da UPA, o povo pobre que não pode pagar um plano de saúde passava por sérias dificuldades, pois não tinha atendimento de qualidade e nem muito menos humanizado.

Recursos repassados pelo governo do Maranhão a UPA de Timon 
“Temos a consciência de que estamos fazendo a diferença com todos os serviços na área de atenção básica e média complexidade. Hoje, o papel da UPA é fazer a estabilização dos pacientes durante um período de até 24 horas em observação e, com isso, todos os nossos 19 leitos que têm equipamentos de UTI estão lotados”, disse o médico José Torquato.

José Torquato argumentou que o gestor municipal de saúde tem que cumprir com sua parte. Para ele, parte dos pacientes que procuram a UPA vem da rede municipal por falta de alguns serviços no Pronto Socorro Municipal, no bairro Parque Alvorada.

Para o diretor geral da UPA 24 horas, Jean de Sousa Batista, os atendimentos diários chegam a uma média de 300 a 350 pacientes por dia, representando 50% de clinica médica e 50% de pediatria em cada especialidade. Ele explicou que os pacientes atendimentos pela UPA podem ser referenciados pelo Hospital Alarico Pacheco, HTI e UDI. “Quanto a questão da ortopedia estaremos resolvendo em breve, no tocante a casos de fraturas expostas que necessitam cirurgias por clinicas especializadas”, disse Jean Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.