segunda-feira, 30 de abril de 2012

Adiamento do Encontro de Táticas Eleitorais do PT de Timon gera atritos entre os membros do partido


Domingo, 29 de abril de 2012. Certamente, foi um dia atípico para os petistas da Região dos Cocais, no Maranhão, principalmente nos municípios de Timon e Caxias, pois houve “encontros e desencontros” entre os militantes do Partido dos Trabalhadores – PT. É que o partido realizou o Encontro de Táticas Eleitorais, com exceção de Timon, para a definição de estratégias com vistas às eleições deste ano, no que diz respeito ao fechamento de pré-candidaturas próprias ou apoios a pré-candidaturas de outros partidos políticos.
Petistas querem que respeite a vontade da maioria
Em Timon, por exemplo, num flagrante ato de desrespeito, falta de bom senso e contrariando a maioria da vontade dos membros da Executiva Municipal e dos filiados do PT de Timon, o Encontro de Táticas Eleitorais, que deveria ter sido realizado no auditório do Colégio Jacira de Oliveira e Silva, foi adiado para o dia 12 de maio, sob a alegação de problemas com listas de filiados e comprovação de pagamentos.  Pelo menos é o que alegou em resolução assinada no sábado (28), o presidente da Comissão Eleitoral do partido, Clésio Melão, explicando que uma ala do partido alegou ter feito o pagamento por depósito bancário e solicita que todos os grupos da legenda entreguem à direção partidária listas de filiados com comprovantes de quitação.

Por outro lado, segundo Mário Novais, da Executiva Municipal, há um entendimento de que a nova data do encontro só poderá ser marcada pela direção regional do PT.

Para os petistas, temendo uma derrota no voto, de cara limpa, o presidente do Diretório Municipal do PT, Mauricio Ângelo, usou o presidente da Comissão Eleitoral, Clésio Melão, para inventar “chifre na cabeça de cavalo”,  ao pedir uma lista visando burocratizar o processo democrático de livre escolha dos filiados sobre os rumos da sigla nestas próximas eleições de 2012. Segundo consta, Ângelo quer a qualquer custo entregar de “mão beijada” para o PMDB da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal Professor Sétimo, o Partido dos Trabalhadores, sendo que grande parte dos filiados defende a candidatura própria com Uerly Queiroz na cabeça de chapa.

Uerly Queiroz
Com isso, Uerly Queiroz, Wladimir Lima, Valber Cruz, Tico do PT, Neto do PT, Silmar Braga e Mário Novais, vão adotar medidas no sentido de que a maioria da vontade dos filiados seja respeitada junto ao Diretório Regional do PT.  Já o presidente da Comissão Eleitoral, Clésio Melão, volta a se reunir nesta segunda-feira (30) para avaliar os acontecimentos.

A pré-candidata a prefeita pelo PT, professora Uerly Queiroz, em entrevista ao Blog Leste em Off, considerou absurda  e antidemocrática  a posição do presidente do PT, Mauricio Ângelo, que arrogantemente decidiu adiar o encontro que iria decidir o destino da sigla.


Ouça o áudio da entrevista feita com a professora Uerly Queiroz





CAXIAS

Em Caxias, a “apunhalada” que o partido deu no PMDB – cujo pré-candidato a prefeito, Paulo Marinho Junior, esperava apoio dos petistas – ainda pode ser revertida.

É que o presidente da Executiva Estadual, Raimundo Monteiro, acusa o Diretório Municipal de ter fraudado a lista de credenciamento. Por lá, 111 filiados não puderam votar por falta de pagamento.

“Todos esses filiados pagaram os débitos com o partido e estavam aptos a ser credenciados, mas o tesoureiro do diretório não os credenciou. Essa decisão certamente será levada à Executiva Estadual, que decidirá o que fazer neste caso”, afirmou.

O presidente do municipal, Nei Jeferson, diz que isso é “conversa de perdedor” e contesta: “A lista de credenciamento foi enviada pela Executiva Nacional. Não tinha como errar. O problema é que esse pessoal que não votou quitou as dívidas fora do prazo e não poderia ser mesmo credenciado. Mesmo assim, eu propus que eles entrassem no encontro, participassem da plenária e que nós decidíssemos, no voto, se eles poderiam participar ou não da escolha da tese vencedora. Mas nem isso eles aceitaram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.