quarta-feira, 18 de abril de 2012

UPA de Timon bate recorde de atendimentos em apenas um mês de funcionamento


Em apenas um mês de funcionamento desde sua inauguração pela governadora Roseana Sarney, no dia 14 de março de 2012, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de Timon, chegou a realizar 8.579 atendimentos nas diferentes especialidades, como, por exemplo, assistência social, classificação de risco, clinica médica e pediatria, com uma média diária de 350 consultas de urgência e emergência. Um fato alarmante foi o numero considerado muito alto de pacientes com dengue – tipo clássico (649) casos diagnosticados e de gripe com crises respiratórias foram atendidos (376) casos.

UPA de Timon
Destes 8.579 atendimentos registrados na UPA, foram referenciados pacientes para o Hospital Regional Alarico Pacheco (155), nas especialidades: pediatria,  clinica médica, clinica cirúrgica e obstetrícia; Hospital Dr. José Firmino de Sousa, no Bairro Parque Alvorada (03), na especialidade: clinica médica; Hospital de Urgência de Teresina – HUT(29), em casos de cirurgias em geral; Hospital de Terapia Intensiva – HTI (03), no caso de encaminhamentos à UTI; Hospital Casa Mater Aliança (02), casos de clinica médica; Hospital Geral de Caxias (02), cirurgias ortopédicas e Hospital de Doenças Tropicais Nathan Portella – HDIC (06), casos de clinica médica.

Pessoas a procura do atendimento da UPA de Timon
Pelo relatório divulgado pela direção da UPA, na terça-feira (17), pacientes de 10 bairros procuraram mais os serviços médicos daquela unidade de saúde no período de 14 de março a 14 de abril de 2012, sendo assim, as seguintes comunidades: Parque Piauí (923); Mangueira (697); São Benedito (678); Santo Antônio (567); Cidade Nova I(550); Centro (418); Vila Angélica (387);  Parque Piauí II ( 297); Mateuzinho (282) e Cidade Nova II (246). Vários povoados também figuram na lista de atendimentos.

Sala de espera da UPA de Timon
A UPA recebeu 42 pacientes oriundos do SAMU de Timon, que teve uma redução de 50% em seus chamados por telefone, uma vez que o paciente passando mal procura logo o serviço de urgência da daquela unidade por confiar mais na rapidez e resolutividade do seu problema de saúde.

Diretor geral da UPA de Timon, Jean Batista
O diretor geral da UPA de Timon, Jean de Sousa Batista, disse que a meta de atendimentos ultrapassou todas as expectativas, quando a média seria de 300 atendimentos. Mas, segundo ele, a unidade chega a atender 350 pessoas por dia. Sendo que, no período pós - Semana Santa atingiu mais de 400 atendimentos em um único dia.

“Com a inauguração da UPA, o nosso mérito é atender o paciente com resolutividade do problema independentemente da gravidade de cada situação de urgência. Isso gera um custo muito alto para a Secretaria de Estado da Saúde, através do Governo do Maranhão. Nesse sentido, o mais importante é socorrer aqueles que necessitam de serviços médicos gratuitos”, finaliza Jean de Sousa Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.