quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ABSURDO: Animais e lixo dominam a paisagem urbana de Timon

Deu no jornal Tribuna do Maranhão

A ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), deixou para o seu sucessor uma herança maldita. As finanças municipais comprometidas por uma administração desastrada e pontuada por denúncias de corrupção, atraso no pagamento do funcionalismo e dos fornecedores, além da paralisação de serviços essenciais como o da coleta de lixo que transformou a cidade num verdadeiro lixão.
Muito lixo nas ruas de Timon (Clique em cima para aumentar)
Mais de 50 bairros de Timon vivem em estado de calamidade por causa do lixo que se avoluma nas ruas, nas praças e em todo lugar. O serviço de coleta de lixo domiciliar foi suspenso há quase 30 dias por falta de pagamento aos proprietários dos caminhões que realizavam esse serviço. A fedentina é insuportável e atrai nuvens de insetos e urubus, causando transtornos à população.
Animais tomam de conta das ruas (Clique em cima para aumentar)
Um dos poucos municípios brasileiros que não aderiram ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões nas cidades brasileiras, Timon teve o seu lixão interditado pela Justiça Federal, por ficar a apenas quatro quilômetros do aeroporto de Teresina, e por ser um dos principais fatores de proliferação de urubus que colocam em risco o espaço aéreo.

A Justiça determinou que a prefeitura deslocasse o lixão para uma distância de 120 quilômetros do aeroporto Petrônio Portela, enquanto não era implantado o Aterro Sanitário, mas a prefeita Socorro Waquim fez vistas grossas e nunca cumpriu essa decisão. O município, por não ter aderido ao PNRS, ficou impedido de celebrar convênios e receber recursos dos ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e do Ministério das Cidades.

Para agravar ainda mais a situação, a prefeita Socorro Waquim acabou com o serviço de correição animal em sua segunda administração e a cidade foi invadida por animais. Cavalos, jumentos, cachorros e até porcos andam livremente pelas ruas contribuindo para tumultuar o trânsito que já era caótico.

Muitos acidentes de trânsito com vítimas fatais já foram registrados envolvendo veículos e animais nas ruas de Timon. Em fevereiro de 2007, o estudante de Direito, Nilmar dos Santos Chaves perdeu a vida depois de colidir a sua moto contra um cavalo. Por conta disso, a prefeita Socorro Waquim foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização à família da vítima.

Por ironia do destino, pouco tempo depois, um sobrinho de seu marido, deputado federal Sétimo Waquim, morreu depois de bater a sua moto em um cavalo, mas nem isso contribuiu para sensibilizar Socorro Waquim que continuou de olhos fechados para esse grave problema, como se não fosse de sua inteira responsabilidade manter as ruas da cidade livre de animais e lixo.

Criada na gestão Chico Leitoa e relegada ao abandono na presente gestão, a Ceasa de Timon é um exemplo emblemático do descaso da prefeita com a limpeza pública e apresenta um aspecto deplorável, cheia de lixo e urubus por todos os lados.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O promotor Antônio Borges, que responde pela Curadoria do Meio Ambiente, entrou com uma Ação Civil Pública com a Obrigação de Fazer pedindo à Justiça que obrigue a prefeitura de Timon a oferecer à população um serviço de coleta de lixo eficiente, tanto o doméstico quanto o hospitalar. “O Ministério Público, dentro dessa ação, vai propor uma audiência pública onde o tema será debatido e vamos convocar os atuais e futuros gestores a participar dessa audiência”, assinala.
Promotor do Meio Ambiente, Antônio Borges
Como o Judiciário está em recesso até 20 de janeiro, a audiência para debater o problema do lixo deve ser realizada apenas em fevereiro. O promotor Antônio Borges considera o problema muito grave, destacando que é visível a problemática do lixo em Timon. “O lixo é vetor de várias doenças, é um caso de saúde pública”, enfatiza, reconhecendo que é uma questão emergencial. “Cabe ao Executivo Municipal avaliar a situação e verificar que medidas adotar para equacionar o problema.”
Secretário Municipal de Limpeza Pública, Márcio Sá
Circula a informação de que 10 técnicos da equipe do  secretário Municipal de Limpeza Pública, Márcio Sá, fez um levantamento e constatou que a situação é mais crítica no centro da cidade e nos bairros Bela Vista, Boa Vista, Brejo, Cajueiro, Centro Operário, Cícero Ferraz, Cidade Nova I, II e III, Conjunto Boa Vista, Formosa, Guarita, Joaquim Pedreira, Mangueira, Mateuzinho, Mutirão, Novo Tempo, Parque Aliança, Parque Piauí I e II, Pedsro Patrício, Planalto Formosa, Parque Alvorada, Parque São Francisco I, Parque União, Residencial Padre Delfino, Santo Antônio, Residencial Júlio Almeida, Santo Antônio, São Marcos, Sete Estrelas, Venâncio Lula, Vila Bandeirantes, Vila Boa Esperança, Vila do BEC, Vila  João Reis, Vila Monteiro I e II, Mutirão, Vila Osmar e Vila Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.