sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aeroporto de Timon pode atender Teresina com pousos e decolagens de aeronaves


Do Jornal Tribuna do Maranhão
Portão de acesso ao Aeroporto de Timon
 Diante da impossibilidade de uma reforma completa no aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, entidades da sociedade civil organizada estão articulando um movimento que visa a estatização do aeroporto privado Domingos Rêgo, às margens da BR-316, em Timon, que pertence ao empresário Paulo Guimarães, dono do Grupo Meio Morte – jornal, rádio e televisão, com sede em Teresina (PI). Guimarães é afilhado de batismo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB) e filho do ex-prefeito Napoleão Guimarães.
Pista principal do Aeroporto Domingos Rêgo,em Timon
A ideia é fazer com que o aeroporto Domingos Rêgo passe a funcionar como um aeroporto alternativo e de segurança aeroportuária do Petrônio Portella, do qual fica a menos de 3 quilômetros, percurso que pode ser feito em ônibus executivo via ponte metálica João Luiz Ferreira, em 15 minutos. Os que defendem a estatização do aeroporto argumentam que ele tem uma pista de 2.500 metros de extensão em condições de ser ampliada para 3.000 metros.
O professor Francisco Soares, presidente da Fundação Rio Parnaíba, um dos articuladores do movimento, lembra que Timon faz parte da Região Metropolitana da Grande Teresina, juntamente com mais 12 municípios do entorno da capital piauiense, e destaca que esse aglomerado urbano pode ser ampliado com incorporação de municípios da Região dos Cocais maranhenses.
Casa de apoio aos passageiros
Em face da sua localização, o aeroporto Domingos Rêgo já foi confundido com o Petrônio Portella, em três ocasiões diferentes. Duas aeronaves da TAM e uma da AZUL aterrissaram no aeroporto de Timon com total segurança. “A pista de pouso e decolagem do aeroporto de Timon ficam paralelas à pista do aeroporto de Teresina, o que oferece segurança e economia”, diz Francisco Soares, ressaltando que “os mesmos controladores de voos de Teresina poderiam operar de forma simultânea controlando pousos e decolagens nos dois aeroportos”.
Outra pista
O presidente da Fundação Rio Parnaíba acentua que o aeroporto de Teresina está saturado e sua pista de pouso e decolagem tem apenas 2.209 metros de extensão, sem possibilidade de ampliação por conta do impasse na demolição e indenização das casas localizadas em seu entorno, medida que atingiria os bairros Itaperu, Poti Velho, Matadouro, Mafrense, São Joaquim, Nova Brasília e outros. 

“Os dois puxadinhos frutos de uma reforma recente do aeroporto não solucionou o problema, tanto que nos horários de maior movimentação dos passageiros, com a chegada simultânea de vários voos da TAM, GOL E AZUL, o Petrônio Portella parece mais uma rodoviária, sem conforto e sem condições de trânsito das pessoas”, acrescenta o professor.

Francisco Soares argumenta que o projeto de reforma e ampliação foi arquivado em face do impasse político e das dificuldades de indenização dos moradores e salienta que a nova proposta de construção de um novo aeroporto em Teresina exigirá o volume de recursos muito grande e levaria no mínimo 10 anos para ser executada. “Portanto, a meu ver, a melhor opção para o momento é o aproveitamento do aeroporto Domingos Rêgo, de Timon”.

A medida, segundo ele, exigiria apenas a ampliação da pista 3000 metros, cerca de proteção e segurança, a iluminação da pista, a construção de uma casa de passageiros e a melhoria das vias de acesso do aeroporto de Timon.

Outra grande vantagem da transformação do aeroporto Domingos Rêgo em aeroporto de segurança é que, em caso de pane de uma aeronave no meio da pista do Petrônio Portella, seria utilizada a pista nº 2 do aeroporto de Timon.

Francisco conclamou a classe política do Maranhão, em especial a governadora Roseana, Sarney pai e filha, que são votados em Timon, e as bancadas estadual e federal da Região dos Cocais, mais a classe empresarial, a abraçar a ideia e ajudar o município e a região a crescer com sustentabilidade.

A proposta, conforme o presidente da FURPA, será encaminhada a Agência Nacional de Aviação Civil, ao Ministério da Defesa, aos governadores do Piauí e do Maranhão, aos prefeitos de Teresina e Timon, a Infraero, ao presidente do Senado, José Sarney, e à bancada federal do Piauí e do Maranhão e aos Ministérios das Cidades e do Turismo.

“Aeroporto de Teresina se transformou numa verdadeira rodoviária”, diz presidente da FURPA

Francisco Soares
Para o presidente da FURPA, professor Francisco Soares, Timon é um município de porte médio a 160 mil habitantes e faz parte da “Zona Metropolitana da Região Integrada da Grande Teresina”, Lei Complementar nº 112/2001 e Decreto Federal nº 4.367/2002.  Neste sentido, Timon pela localização estratégica, exerce grande importância econômica para a Região dos Cocais maranhenses. Para ele, por estas e outras razões em função da localização privilegiada de Timon, já com infraestrutura  aeroportuária cabendo a DAC, Ministério da Defesa, Infraero, ANAC, homologar e reconhecer o Aeroporto Domingos Rêgo como alternativa do Aeroporto Petrônio Portella de Teresina, e de segurança aeroportuária. Como se discute no Brasil todo o problema da mobilidade urbana se deve incluir e considerar a mobilidade aérea. “Na verdade, o aeroporto de Teresina se transformou numa verdadeira rodoviária devido ao grande fluxo de pessoas nos mesmos horários de chegadas e saídas de aeronaves, provocando uma situação insustentável”, disse Francisco Soares. 
Fachada do Aeroporto de Teresina

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