quarta-feira, 12 de junho de 2013

Uilma Resende admite pedir auxílio a Polícia Federal para auxiliar nas investigações da CPI instalada na CMT

Para o relator, Jair Mayner, se for necessário, a CPI vai convocar a ex-prefeita  Socorro Waquim,  para prestar esclarecimentos 
Vereadores apresentado documentação para a imprensa de Timon
Nestes próximos 100 dias, os vereadores Uilma Resende (presidente), Francisco Torres (vice-presidente) e Jair Mayner (relator), sendo os três membros escolhidos que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, instalada na Câmara Municipal de Timon, que apura supostas irregularidades na aplicação de recursos investidos na rede de esgotos e ampliação do sistema de abastecimento d’água da cidade, certamente terão um árduo trabalho para examinar cerca de 10 mil páginas em nove convênios firmados entre a gestão da ex-prefeita Socorro Waquim (PMDB), e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA,  a Caixa Econômica Federal – CEF, a Secretaria de Estado da Saúde e o  Ministério das Cidades, quando foram  movimentados algo em torno de pelos menos R$ 50 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, representando 50% dos valores gastos nas obras muitas delas inacabadas.  Os relatórios finais depois de aprovados em plenário serão encaminhados para o Ministério Público  Federal e Ministério Público do Estado.
Documentos da CPI
Por conta disso, na manhã desta terça-feira (11), o presidente da CPI da “Água e do Esgoto”, Uilma Resende apresentou ao presidente da Câmara Municipal, Chagas Cigarreiro, aos demais colegas vereadores Kennedy Gedeon, José Carlos Assunção, Luis Firmino de Sousa Neto – Tuá, Juarez Moraes, Raimundo Novaterra e alguns membros da imprensa local, a farta documentação obtida junto aos órgãos responsáveis pela liberação dos pagamentos executados para mais de 20 empresas, entre elas, Construtora Jurema, Dornellas, Tajra Melo e outras que serão apontadas no decorrer das investigações.   Diante falta de segurança e o possível roubo de documentos comprometedores, todo o material ficará em outro local fora da sede do Poder Legislativo Municipal. 

Conforme relato em entrevista ao Blog Leste em Off, o presidente da CPI, Uilma Resende, disse que o objetivo da investigação é desempenhar um papel importante no sentido de esclarecer fatos relevantes, visto que os dois projetos executados na administração passada não conseguiram trazer benefícios até agora para a população timonense.  “Queremos chegar aos culpados pela falta de conclusão das obras do sistema de abastecimento d’água e esgotamento sanitário, incluindo denúncias e as punições que poderão ser aplicadas aos  verdadeiros culpados pelas mazelas dos desvios de finalidades com os recursos públicos”,  disse Resende.

Para ele, na fase de oitivas poderão ser convocados os ex-gestores envolvidos diretamente na execução dos dois projetos investigados tanto do sistema de abastecimento d’água e de esgotos, assim como das construções de unidades habitacionais.  Uilma Resende admitiu as convocações do ex-secretário Municipal de Infraestrutura, Delfino Guimarães, do ex-diretor presidente do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto – SAAE, Luiz Cláudio Macêdo, de gerentes da Caixa Econômica Federal – CEF e até engenheiros contratados.

POLICIA FEDERAL

A exemplo dos vereadores  Jair Mayner e Luis Firmino de Sousa Neto – Tuá, o presidente da CPI, Uilma Resende, garantiu que poderá pedir o auxílio de  auditores  e peritos da Polícia Federal  no sentido de ajudarem  examinar toda a documentação  com as graves denúncias de supostas irregularidades na aplicação indevida dos recursos públicos estaduais e federais no município de Timon.

TUÁ ALERTA PARA O RISCO DE INCÊNDIO CRIMINOSO CONTRA O PRÉDIO DA CMT
Vereador Tuá (camisa polo azul) e o jornalista Edmundo Moreira
Na ocasião, o vereador Tuá que esteve acompanhando a chegada da documentação à CMT, disse que a CPI da Água e do Esgoto está de parabéns pelo que tem feito até agora e em apresentar documentos verídicos a sociedade e a imprensa.  “Sou contra a permanência da documentação da CPI aqui nas dependências da CMT, tendo em vista que poderá ser roubada, até porque, já houve sumiço de documentos em outras ocasiões. Além disso, os documentos são comprometedores podendo até atrair criminosos para um incêndio no prédio do Poder Legislativo, dando fim às provas contra os poderosos investigados e, quem sabe, envolvidos nestes supostos desvios de finalidades nos recursos aplicados somando mais de R$ 50 milhões. “É necessário que haja o ressarcimento moral para a sociedade timonense”, finaliza o vereador Tuá.

KENNEDY GEDEON: “VOTOU CONTRA A CPI, MAS AGORA QUER AS PRISÕES DOS CULPADOS”.
Vereador Kennedy Gedeon: "Quer as prisões dos culpados"
O vereador Kennedy Gedeon que votou contra a aprovação da CPI, disse que hoje quer os resultados das investigações. “Desta forma, sou a favor de que os culpados sejam até presos”, disse ele, em questionamentos aos membros da CPI, Uilma Resende, Francisco Torres e Jair Mayner.   

JAIR MAYNER:“SE FOR NECESSÁRIO, A CPI VAI CONVOCAR A EX-PREFEITA SOCORRO WAQUIM
Relator da CPI, Jair Mayner, quer agilidade na apuração das investigações
O relator da CPI, vereador Jair Mayner, criticou a falta de material de qualidade usado nas obras do sistema de abastecimento d’água e de esgoto sanitário. Para Jair Mayner, houve “gambiarras” na utilização de materiais de péssima qualidade. Por isso, os engenheiros serão convocados.  “Se  for necessário, vamos convocar a ex-prefeita Socorro Waquim para explicar porque as obras ficaram inacabadas  e houve uma movimentação dos recursos”, afirmou Mayner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.