quarta-feira, 24 de julho de 2013

Seis novas creches em Timon abrirão vagas para mais 720 crianças no ensino infantil

“Nosso desafio é avançar e melhorar a qualidade do ensino infantil em Timon”, diz o prefeito Luciano Leitoa

Com a conclusão das seis novas creches padrões que estão sendo construídas na cidade de Timon, na Região dos Cocais, a educação infantil certamente dará um salto positivo rumo ao futuro das novas gerações.  Como uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Leitoa, a área da Educação já apresenta visíveis avanços e melhorias consideráveis tanto da qualidade do ensino quanto na qualificação e pagamento em dia dos salários dos professores como um todo.  
Creche modelo para o município de Timon
No tocante a construção das seis creches em diferentes bairros, as obras estão bem aceleradas. Por exemplo, a obra da Creche do Campo dos Abóboras,  próximo a Caixa D’agua da Rua 100, no Bairro Loteamento Boa Vista, é a que está mais avançada devendo ser concluída dentro de aproximadamente mais 90 dias, com quase 90%  dos serviços executados. Desta forma, a unidade de ensino infantil terá capacidade para 120 crianças por turno e em caso de dois turnos poderá chegar até 240 alunos, dependendo de um estudo dos técnicos da SEMED.  Sem dúvida, isso trará muitos benefícios à comunidade do Loteamento Boa Vista. As outras creches ficam localizadas nos seguintes bairros: Residencial Padre Delfino, Bairro Novo Tempo, Bairro Marimar, Bairro Joia e Bairro Primavera, todas obedecendo aos mesmos critérios e padrões de qualidade e de engenharia classificados como A, B e C.
A creche conta com anfiteatro e pátio coberto
As seis creches construídas em Timon estão no nível tipo B, tendo como meta inicial matricular mais de 720 alunos nas idades de zero a cinco anos, ou seja, podendo até dobrar a capacidade em caso de dois turnos.   

PADRÃO DE QUALIDADE

“As creches têm um padrão usado em todo Brasil, além de ter uma área adequada para todas as atividades das crianças, também proporcionarão conforto. Agora estamos trabalhando para apressar o andamento das obras que estavam paradas”, disse o técnico de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), engenheiro Fernando Parentes.
Refeitório já em fase de acabamento
Recentemente, a secretária de Educação, Dinair Veloso, e as coordenadoras da Educação Infantil, Leila Cristina Araújo e Wedelândia Sarmento, visitaram as obras dessas seis creches em construção na sede do município de Timon e fizeram suas análises sobre a importância desses investimentos na educação infantil.  

De acordo com a secretária Dinair Veloso, as creches são construídas com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Governo Federal e seguem um padrão usado nacionalmente. “Estamos ansiosos para ver as creches prontas e entregá-las às comunidades, porque as crianças terão espaços adequados e profissionais capacitados para promover um bom desenvolvimento educacional a elas. E, as mães, poderão trabalhar tranquilas deixando seus filhos nas creches”, disse ela.
Área interna da creche representa um grande espaço para as crianças
Para Dinair Veloso, cada creche é de suma importância para o desenvolvimento educacional, social e econômico desses bairros beneficiados.
Secretária Dinair Veloso: Compromisso com a educação infantil
Já a coordenadora da Educação Infantil, Wedelândia Sarmento, afirmou que as creches irão trazer uma nova realidade às comunidades onde estão localizadas. “Quando estiverem prontas e forem entregues à população, elas irão transformar esses bairros porque as crianças terão uma creche com espaço adequado para realizar as atividades escolares e poderão se desenvolver melhor”, garante .
Pátio coberto com uma estrutura de concreto armado
Por sua vez, Leila Cristina Araújo que atua também na coordenação da Educação Infantil,  afirmou que as creches irão trabalhar o desenvolvimento das crianças das mais variadas formas. “Além de receberem material lúdico poderão trabalhar teatro, música e dança porque terão espaço suficiente e adequado”, disse Leila Cristina.

(Texto e fotos: Ademar Sousa e Ludwig Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.