quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SAMUEL - ELE FOI CHAMADO




Com Felipe Klamt

Quem fala, encanta

De repente as pessoas começaram a fazer silêncio. Algo os atraia.
Parecia que uma metralhadora soltava palavras, que todos os fatos iriam ser finalmente relatados naquele momento.

Assistia, quieto, no final do salão, aquela transformação de participação. Era o dia da posse dos primeiros membros do Cejovem. Um marco histórico para esta geração.

Apesar de não ter sido convidado oficialmente, estava citado com carinho naquele riscado, traduzido no discurso que marcaria a conquista dos movimentos jovens do Maranhão.

Quem estava com o poder da palavra naquele momento era o Samuel, menino jovem do sertão, com seu terno acompanhado de uma gravata vermelha que dava um aspecto senhorio misturado a uma vontade revolucionária de ser.

A verdade é que aquela cerimônia não refletia a história daquele jovem. Na verdade, este determinado conquistador de espaços estava muito antes na multidão que participava da Caravana da Juventude. O interessante é que entre tantos, conseguia demonstrar a sua liderança e eu, novamente, somente observando.

Sabemos que a luta leva os decididos a conquista de espaços. Recebi a notícia que esta figura de grande capacidade está gestor público. Nada mais justo.

Lembro ao abnegado parceiro que os papéis inverteram, o cobrador de políticas vai ser cobrado.

Mais do que isto, este cargo vem com uma representatividade, a da juventude. Os olhos deste movimento estão preparados para julgar, os ouvidos para saberem das atitudes e as bocas para formarem as opiniões.

Acredito que ele vai descobrir que o segmento de juventude não está como o mais complicado, quando ele sentir o peso da cadeira em estar negociando com os profissionais que cuidam da assistência social é que vai amadurecer como dirigente. Eles sabem como devem ser aplicadas as políticas públicas.

Para não alongar, quem vai para o teste é ele. Que seja camarada, que não perca a sua essência.

Eu, bem, continuarei no fundo do salão para quando ele precisar novamente do amigo.

Com o pensamento em Samuel Bastos de Coelho Neto - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.