segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Roberto Rocha e Dutra terão de depor na PF

Os deputados Roberto Rocha (PSDB) e Domingos Dutra (PT) serão convocados nos próximos dias a dar explicações na Polícia Federal no inquérito aberto para apurar supostas irregularidades na gestão da ex-chefe da Casa Civil Erenice Guerra. Como têm foro privilegiado podem escolher o dia e o local.
Dutra é tão íntimo dos tucanos que até já discursou na convenção do PSDB-MA


Na edição da Veja que está nas bancas, o tucano admite ter pago propina ao chefe de gabinete da Casa Civil, Vladimir Muskatirovic, o “Vlad”, para tentar mudar a assinatura do presidente Lula no processo da concessão a TV Cidade. Ele é sócio da emissora. Ou seja, o parlamentar é réu confesso ao admitir pagamento de propina. Já Dutra diz ter intermediado a conversa do tucano com membros do PT para que ele resolvesse o problema (veja aqui).

Evidentementemente que para dar repercussão a história tiveram de envolver o senador José Sarney.

Ainda esta semana os parlamentares devem ser acionados no Conselho de Ética da Câmara acusados de quebra de decoro parlamentar.

Ontem, durante a carreata em favor da petista Dilma Roussef, o vice-governador eleito Washington Luiz (PT) afirmou que a Direção Nacional do partido vai se posicionar sobre mais esse ato de Dutra. Possivelmente, ele enfrentará um processo de cassação.

“É o estilo dele. Ele tem demonstrado sistematicamente que não tem mais nenhum afinidade com o Partido dos Trabalhadores. A última ação dele foi essa: junto com um tucano criar um factoide para prejuicar a eleição de nossa candidata e o nosso país. O PT Nacional terá de se posicionar, após a eleição, sobre isso que esse rapaza vem fazendo aqui no Maranhão esse tempo todo. Mesmo sendo aliado histórico do PT ele sempre está aliado com nossos maiores inimigos”, disse Washington. “Dessa vez ele extrapolou todos os limite”, disse do presidente do Diretório Estadual Raimundo Monteiro.

Somente este ano, é a terceira vez que Dutra aparece na chamada “grande imprensa”, especialmente na Veja, criticando ou envolvendo o PT em supostos atos de corrupção. Em maio, ele e o candidato derrotado Flávio Dino (PCdoB) denunciaram na mesma Veja uma suposta cooptação de delegados petistas pelo PMDB do Maranhão no sentido de aprovarem a aliança em torno da governadora Roseana Sarney.

Este blog denunciou o caso antes da revista começar a circular. Também desmascarou a armação. O principal personagem do factoide, Francivaldo Coelho, negou ao blog a história em entrevista gravada. Depois descobri que, na verdade, ele recebeu um cheque sem fundos de um comerciante no Maiobão para apoiar Flávio Dino e teve uma irmã nomeada no gabinete do deputado estadual comunista Rubens Júnior (reveja a sequência de posts sobre o assunto).

“Surgiu o boato e me ligaram para eu confirmar a história (do suborno). Ligaram para o Colaço (vice-presidente do Sinpol) primeiro e depois me ligaram. Colaço confirmou. Na verdade, eu não falei, eu confirmeu o que Colaço  tinha dito”, diz ele na gravação. E o que foi que Colaco disse? insisti. “Eu não sei”, afimou Coelho. Ouça abaixo:


O PT mandou uma comisão ao Maranhão, formada pelo deputado José Eduardo Cardoso e o dirigente Paulo Frateschi, para apurar o caso. Não ficou provado em relação ao pagamento de propina para que petistas apoiassem a aliança PT/PMDB. Na ocasiaõ o blog trouxe outra bomba: um delegado do PT de Bacabal registrou em cartório a “pressão” que sofreu de Flávio Dino para tirar o apoio de Roseana (reveja).

Depois que a Direção Nacional decidiu pelo apoio a Roseana, Dutra e o Manoel da Conceição resolveram criar mais umm factoide. Começaram uma greve de fome no Plenário da Câmara, apenas em busca de mídia. Depois de xingar o PT e o próprio presidente Lula, Dutra chegou a ameaçar se algemar na Casa para não ser retirado do local.

Se “recuperou” a tempo de passar a campanha todinha andando a pé ao lado de seu bonecão. Se for expulso do PT, já estará indo tarde.

(Com informações Décio Sá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.