terça-feira, 12 de julho de 2011

Vice-líder do governo Roseana diz que não há prazo para conclusão dos 72 hospitais

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde Ricardo Murad realizaram no dia 31 de maio um balanço do programa “Saúde é Vida”. Muito estardalhaço e uma estrutura cinematográfica para anunciarem que o saldo do programa, lançado em 2009 e onde foram investidos quase R$ 530 milhões, podia ser resumido apenas com a entrega de um hospital (Lago dos Rodrigues) – dos 72 prometidas – e de uma (Itaqui-Bacanga) das 10 UPAs.


Na oportunidade, Roseana e Ricardo garantiram que algumas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais construídos pelo Governo do Estado seriam inaugurados já em julho, dentre os oito que estavam em fase de conclusão – Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Magalhães de Almeida, Morros, Paulino Neves, Presidente Vargas, Primeira Cruz e Santana do Maranhão.
Pois bem, hoje (11) o vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PV), foi à tribuna da Casa para anunciar que a Secretaria Estadual de Saúde ainda não tem como se posicionar a respeito dos prazos de conclusão das obras destes hospitais, o que só será possível, segundo ele, depois do levantamento da situação de cada uma delas.
“As obras nesses municípios encontram-se em mais diferentes fases de construção”, afirmou Magno Bacelar. Isto é, o parlamentar quis dizer, na verdade, que não há previsão para conclusão de tais hospitais ao mesmo tempo também que desmentiu Roseana e Ricardo acerca do prazo dado há dois meses por eles quanto a finalização das obras.
Vale lembrar que no ato de assinatura das ordens de serviço para a construção dos 72 hospitais do programa ‘Saúde é Vida’, no dia 10 de setembro de 2009, Roseana Sarney prometeu, ao lado do então secretário de Saúde Ricardo Murad, entregar as casas de saúde em apenas dez meses – praticamente um hospital no intervalo de cinco dias.
Já na última campanha eleitoral Roseana reforçou a promessa e assegurou que entregaria, até o fim do ano passado, 72 hospitais, todos eles funcionando, equipados e com quadro de pessoal, sendo 64 unidades de saúde com 20 leitos e outros oito hospitais de 50 leitos cada.
Passados sete meses, Roseana continua iludindo a população maranhense sem cumprir sua principal promessa de campanha.
Fonte: John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.