segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Timon Esporte Clube - TEC eliminado da Série B Estadual por irregularidade

Por Mano Santos

O Timon Esporte Clube está fora da briga por uma vaga à elite do futebol maranhense para 2012. Os timonenses foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva por utilizar em campo, jogador irregular no Estadual da Série B deste ano e acabaram perdendo todos os pontos obtidos até aqui na competição, favorecendo o Sabiá FC de Caxias, que após o veredicto, garantiu acesso à Primeira Divisão no ano que vem. O julgamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (21) em São Luís. A decisão foi unânime pelos membros da 2ª Comissão Disciplinar, mas cabe recurso á segunda instância do próprio TJD.


Decisão do TJD
A denúncia de irregularidade partiu da diretoria do Sabiá FC e envolvia o nome de três atletas: Fábio Alves do Santos, o Fabinho, Francisco Kleiton da Silva Mendes, o Cleitinho e Jorge Luiz da Silva Rocha, o Jorginho, que segundo o documento interposto pelo Pássaro dos Cocais, vinha atuando desde o primeiro turno da Segundinha de forma irregular.

O documento adquirido junto à Federação de Futebol do Piauí – FFP, no ultimo dia 10 e enviado pelo Sabiá FC ao Tribunal, consta que Fabinho tem vínculo com o 4 de Julho de Piripiri. Situação idêntica aos jogadores Cleitinho e Jorginho com passes pertencentes ao Comercial de Campo Maior; Jorginho, inclusive, está com contrato em vigor até o dia 30 de novembro de 2011.

No entendimento dos membros do TJD/MA, apenas o jogador Fabinho, teve a irregularidade comprovada através de provas apresentadas pelo denunciante. O atleta atou nos cinco jogos que a equipe timonense disputou na Segundinha, e como o clube acusado foi citado no artigo 214 do CBJD § 1º, acabou penalizado com a perda do dobro do número de pontos obtidos na competição, ou seja, perdeu não apenas 8, mas 15 pontos, o que matematicamente elimina a equipe da disputa por vaga.

No julgamento desta sexta-feira o Sabiá FC foi representado pelo advogado Jorge Henrique de Viveiros Vieira. Já o TEC, se quer, mandou representante para a sessão no TJD/MA, sendo o caso julgado à revelia. O prazo para recurso do Timon será de três dias, a contar da próxima segunda-feira.

Na Série B Estadual, o Viana, que não tem nada haver com a situação, é o campeão do primeiro turno e já garantiu acesso à Série A. A segunda vaga, após a decisão do TJD ficou com o Sabiá FC. O Timon, que ainda restam dois jogos, mesmo que vença seus compromissos só alcançaria seis pontos, um a menos que a punição, ou seja, já está automaticamente eliminado do torneio.

Confirmada a punição para os timonenses, Sabiá FC e Viana farão dois jogos para decidir o returno da Segundinha. O auriverde de Caxias terá que vencer as duas partidas para forçar uma decisão extra do Estadual. Qualquer outro resultado dará diretamente aos vianenses o titulo geral da competição.

Sabiá FC e Viana jogam neste sábado (22), a partir das 16h no estádio Duque de Caxias, com arbitragem, de Raimundo Nonato Rocha Filho (CEAF), assistências de Josias Dorneles (CEAF) e Pedro Augusto Martins Neves (CEAF) e suplência de José Reinaldo Mendes Soares.

Classificação Geral Série B
Viana – 13 pontos
Sabiá FC 1 ponto
Timon zero

Classificação 2º Turno
Viana 3 pontos
Sabia FC e Timon Zero

Jogos restantes

Dia 22/10 em Caxias

Sabiá FC x Viana

Dia 29/10 em Caxias

Sabiá FC x Timon

Dia 5/11 em Timon

Timon x Viana

Dia 12/11 em Viana

Viana x Sabiá FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.