terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vereador Ricardo Marques é contra o aumento de vagas na Câmaras de Vereadores de Caxias


Os municípios têm até 30 de junho do ano que vem para alterar a lei local aumentando ou não o número de vereadores. Mas recente pesquisa feita pela Conferência Nacional dos Municípios (CNM) revela que, dos 2.153 municípios que podem aumentar o número de vagas no Parlamento municipal, 1.740 vão mesmo optar pelo aumento.
Porém, nem todos os partidos são favoráveis ao aumento. O PSDB nacional, por exemplo, orientou a sua bancada de vereadores na Câmara Municipal de São Paulo a votar contra o aumento e manter o atual número de vereadores. A orientação do partido será seguida pelos tucanos município de Caxias-MA, que tem uma câmara composta de 12 vereadores.
Para o vereador Ricardo Marques(foto) do PSB de Caxias, a decisão dos tucanos é coerente, e embora o parlamentar nunca tenha sido do PSDB, apóia a linha ideológica dos tucanos e votará contra o aumento no número de vagas em Caxias. “Não sou e nunca fui filiado ao PSDB, mas enxergo no partido dos tucanos coerência e conteúdo ideológico. Foi graças aos governos Fernando Henrique Cardoso que o Brasil conseguiu domar a inflação e manter a estabilidade econômica, pilar fundamental dos avanços registrados nos governos Lula”.
 O parlamentar justifica sua posição ao argumentar por entender que independente de sigla partidária, esse aumento no número de vereadores vai certamente acarretar em despesas no Legislativo. “A Câmara Municipal de Caxias tem por lei direito ao repasse de 6 por cento do orçamento anual do município. Se houver  aumento nas  vagas haverá aumento de 1 por cento, e embora esse percentual possa parecer pouco, é um aumento significativo que poderia ser aplicado em áreas essenciais como na saúde. Aumentar o número de vereadores não significa melhorar a representatividade na Câmara. Quantidade não é qualidade.
O assunto do momento na Câmara Municipal de Caxias é se votará ou não pelo aumento de 12 para 19 vereadores, mas para Ricardo Marques a discussão não deveria focar esse tema, e sim necessidades mais urgentes como por exemplo a realização de um concurso público para a Câmara do município.
De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, estimativas preliminares indicam que o custo de 7.710 vereadores em relação ao total eleito há quatro anos atinja o montante de R$ 214 milhões ao ano, comprometendo 3,61% da receita líquida dos municípios.
O aumento do número de vereadores, permitido por emenda constitucional, não é automático e nem obrigatório. Mas a grande maioria das Câmaras, inclusive as de estados pobres, optou por aumentar a conta que será paga pelo contribuinte.
Reeleição
O vereador Ricardo Marques adianta que vai entrar na disputa eleitoral de 2012 como candidato à reeleição. Ele que antes era do PMDB, desfiliou-se e hoje pertence ao PSB, controlado em Caxias pelo prefeito Humberto Coutinho e Cleide Coutinho. Marques ressalta, porém, manter um bom relacionamento com seus ex-correligionários.
O parlamentar assegura que a reeleição lhe permitirá dar continuidade a projetos voltados para a coletividade, a exemplo do projeto que obriga as agências bancárias da cidade a ter bebedouros e banheiros adaptados aos portadores de necessidades especiais. Outros projetos apresentados pelo vereador é o que proíbe os fichas sujas de ser nomeados para ocupar cargos comissionados do Legislativo ou Executivo e o que proíbe o assédio moral contra o funcionário público municipal.
Por Ademar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.