quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Timon ganha mais um deputado na Câmara Federal

Se levarmos em conta a efetivação embora temporária por 122 dias do suplente de deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA), na vaga do titular o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA) que pediu licença médica para tratamento de saúde. Com a posse de Simplício Araújo, Timon passa a ganhar mais um representante na Câmara Federal, tendo em vista que ele foi bem votado nas eleições de 2010, apoiado pelo deputado estadual Luciano Leitoa (PSB), juntamente com o seu pai ex-prefeito e ex-deputado estadual Chico Leitoa (PDT).
Simplício Araújo prestando o juramento
Na época, a votação de Simplício Araújo gerou várias especulações devido os poucos dias de campanha, quer dizer, menos de um mês. Isto ocorreu por causa do rompimento entre Luciano Leitoa e Weverton Rocha que se sentiu traído pela família Leitoa.

Natural da cidade de Bacabal e com laços familiares e políticos em Pedreiras, Simplício Araújo obteve 35.338 votos na última eleição – dos quais 17.161 votos em Timon, sendo o mais votado do seu partido. Durante a posse, o deputado federal Simplício Araújo prometeu atuação firme na área da saúde. Segundo ele, a malversação de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente no Nordeste, é grave e exige fiscalização rígida do Legislativo. Ele disse que no Maranhão, apesar da propaganda governamental, não houve avanços na área de saúde.

A situação no nosso estado é precária. O governo, comandado por Roseana Sarney, gasta milhões em publicidade de construção e modernização da rede hospitalar, mas pouco se avançou, revelou. Agora, com a posse Simplício Araújo, a bancada do PPS passa a contar com 11 representantes na Câmara dos Deputados. Eleito com 35.338 votos pela coligação formada pelo PPS, PSB e PCdoB, Araújo foi o mais votado do partido no estado, embora nunca tenha concorrido a cargo eletivo. O deputado é analista de sistemas e consultor em saúde e tem se destacado também no Maranhão a favor da transparência e da fiscalização da mídia nos atos do Poder Executivo.

Banca Central, o Point Cultural de Timon

A tradicional Banca Central, localizada na Praça São José, em frente à Igreja do Glorioso São José, no centro de Timon, tornou-se uma referência cultural para os amantes da leitura e de um bate-papo saudável e, muitas vezes, regado a fofocas do cotidiano timonense.


Banca Central na praça São José em Timon
Na pauta do dia, não faltam conversas sobre política partidária, futebol, mulheres bonitas, traições conjugais, novos ricos (leia-se corrupção), Zé Pereira, obras inacabadas, falta de água e etc...!! Mas, uma coisa é certa: não foge à regra, sempre estão em pauta os nomes de políticos tradicionais da atualidade, Chico Leitoa, Luciano Leitoa, Professor Sétimo, Socorro Waquim, Edivar Ribeiro, Thales Waquim e outros menos famosos. Às vezes, sobra até para o piauiense Magno Pires sobre o atraso da folha de pagamento dos servidores públicos municipais. E, vez por outra, não escapa nem o velho Napoleão Guimarães.

A lista de figuras consideradas línguas afiada que freqüentam a Banca Central e deveriam assinar a folha de presenças é extensa até demais. Mas, vamos citar alguns nomes mais conhecidos, entre eles, Leal Filho, João Borges, Souza Bizú, Paulo Pedra, Neto JS, Jaime Neto, Orlando Costa, Eliésio Silva, Lucas Costa, Adalto Barbosa, da Atitude FM, Bom Velhinho e tantos outros.

Chico Leitoa: sobre a adesão de Seu Emílio ao governo Municipal

Seu Emílio ( de chapéu)
O ex-prefeito e ex-deputado Chico Leitoa que tem uma capacidade extraordinária de analisar os fatos “pitorescos” que acontecem no dia-a-dia em Timon e, sobretudo, conhece como ninguém as práticas de alguns políticos que nunca ficaram fora de governo desde a época de Napoleão Guimarães, não perdoou a saída do seu ex-aliado Sr. Emílio Araújo de Sousa, agora aliado do governo da prefeita Socorro Waquim, afirmando que: “Ele representa muito mais simbolicamente do que eleitoralmente”. Calma, Chico Leitoa não precisa dizer mais nada!!

Segundo as más línguas, Leitoa foi até mais enfático ainda ao dizer que num eventual governo Luciano Leitoa, será um a menos na folha de pagamento da PMT, em 2013.

Seu Emílio como é mais conhecido nas vilas João Reis, Santa Isabel e Paraíso, ao que tudo chegou bem ambientado no governo municipal. Há quem diga que ele já foi agraciado com um emprego na Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.