sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Panorama da sucessão municipal na Região dos Cocais‏


Passadas as festas de Natal e Ano Novo. Agora, o tema dominante é a sucessão municipal de 2012, que passa a ser um dos assuntos mais abordados nos “senadinhos” das cidades de todo o Brasil. Há vários questionamentos, assim como: Quem são os pré-candidatos, como estão as conversações, quem fica com quem, são os temas mais badalados nas rodas de bate-papos.

Para se ter ideia, os sites, os blogs locais, os programas jornalísticos de rádios e os jornais impressos têm cedido espaço para os políticos discorrem sobre suas articulações, acendem o debate nas rodas políticas e a cada dia a sucessão municipal se torna o assunto mais acalorado nas cidades.

Na região dos Cocais, por exemplo, algumas cidades já estão com os pré-candidatos a prefeito definidos, aguardando o prazo para as convenções partidárias conforme prevê o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

CAXIAS

Leonardo Coutinho
Em Caxias, o prefeito Humberto Coutinho (PDT) se tornou a grande força política daquela região e detém o maior grupo político da cidade. Como gestor municipal tem se destacado fortemente no setor de Habitação e de Infraestrutura. Além disso, leva a vantagem de pagar em dia os salários dos servidores públicos municipais.

Na corrida sucessória, Humberto Coutinho partiu na frente e já lançou como pré-candidato à sua sucessão o sobrinho Leonardo Coutinho (PSB), jovem advogado de formação e atua como procurador concursado na Procuradoria Geral do Estado do Piauí. Pela primeira vez, disputa um cargo eletivo. As articulações indicam que o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ironaldo Alencar, deverá ser o vice-prefeito na chapa de Leonardo Coutinho.

Por outro lado, Leonardo Coutinho(foto) terá como adversários o também jovem Paulo Marinho Júnior (PMDB), o vereador Helton Mesquita (PSC), que recebeu a adesão do ex-ministro Edson Vidigal e o PT que deverá lançar o nome de Ney Jefferson.

TIMON

Em se tratando de eleições municipais, nunca vi um quadro tão confuso e indefinido numa pré-campanha como ocorre em Timon, faltando apenas dez meses para irmos às urnas, o quadro sucessório ainda apresenta muitas indefinições.

Edivar Ribeiro
O grupo da prefeita Socorro Waquim (PMDB) que carrega nas costas um desgaste do ponto de vista administrativo junto ao eleitorado timonense, está demorando definir qual será o pré-candidato a prefeito entre os três nomes em discussão na base governista: Thales Waquim, atual presidente da Câmara Municipal de Timon e sobrinho do deputado federal Professor Sétimo; Edivar Ribeiro(foto), atual vice-prefeito e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES e Irmão Wiliam, secretário Municipal de Meio Ambiente, todos filiados ao PMDB.

Pela oposição, o deputado estadual Luciano Leitoa (PSB) assumiu sua pré-candidatura a prefeito antes mesmo da prefeita Socorro Waquim ter sido oficializada reeleita em 2008. De lá para cá, Leitoa nunca parou de correr em busca de novas lideranças, principalmente na juventude local.

A prova disso, é que Luciano Leitoa aparece bem pontuado em todas as pesquisas de intenções de votos. Mas, enfrenta dificuldades para encontrar um vice-prefeito com densidade eleitoral e suporte financeiro para o embate eleitoral nas urnas.

3ª VIA POLÍTICA

Surge uma nova opção política intitulada de 3ª Via, liderada pelo deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) e o vereador Jaconias Moraes (PSD), que estão articulando uma pré-candidatura a prefeito para se opor aos dois grupos políticos que se revezam no poder há mais de 20 anos, entre eles, o liderado pela família Waquim e o outro liderado pela família Leitoa.

Ainda no campo da 3ª Via, em Timon, o empresário Marco Lago (PTC) e a professora Uerly Queiroz (PT) ensaiam suas pré-candidaturas junto aos militantes de seus partidos. Enquanto isso, o empresário João da Gráfica (PC do B), ex-vice-prefeito analisa a possibilidade de disputar às eleições em 2012.

COELHO NETO

Américo de Sousa
Na cidade de Coelho Neto, o prefeito Soliney Silva (PSD) já confirmou sua pré-candidatura à reeleição no ano que vem. Ocorre que, o vice-prefeito Sérgio Guanabara quer jogar “mosca na sopa” de Soliney ao manifestar interesse em concorrer também a Prefeitura de Coelho Neto.

Diante desse quadro, o prefeito Soliney Silva vai enfrentar pela oposição o arquirrival vereador Américo de Sousa (PT/foto), que vem tentando buscar o apoio da tradicional família Bacelar que governou Coelho Neto várias vezes.

CODÓ

O prefeito Zito Rolim, de Codó, vem enfrentando sérias denúncias de corrupção no seu governo. Apesar disso, garante que vai concorrer novamente às eleições de outubro próximo.

Francisco Nagib
Nem mesmo o vice-prefeito José Inácio tem poupado críticas a Zito Rolim. Seria interessante que Zito Rolim fizesse uma consulta junto ao mestre Bita de Barão para saber o que está acontecendo com ele mundo espiritual. “Já estamos com três anos de governo e o prefeito de Codó ainda não conseguiu entregar se quer as mil unidades”, disparou o ex-prefeito e vice-prefeito em entrevista à imprensa de Codó.

Só que Zito Rolim já sabe que o páreo vai ser duro. De um lado, o ex-prefeito Biné Figueiredo que governou Codó duas vezes e dono de uma grande popularidade. Do outro lado, o jovem empresário Francisco Nagib(foto), filho do empresário Francisco Carlos de Oliveira, o popular Chiquinho Oliveira, dono do grupo FC Oliveira, o maior empregador de mão-de-obra da região dos Cocais.

Ainda poderão concorrer o ex-prefeito e atual vice-prefeito José Inácio Guimarães e o médico e ex-vereador José Francisco, considerado um líder político carismático.

O ex-prefeito, ex-secretário de Saúde do Maranhão e ex-deputado federal Antonio Joaquim ainda não se manifestou sobre a posição política de seu grupo nas próximas eleições. Há quem diga que Antonio Joaquim tem sido o fiel da balança nas últimas disputas eleitorais. É tido como pé quente, do lado em que apóia o candidato sai vitorioso.

MATÕES

Suely Pereira
Conforme informações de alguns observadores políticos, a prefeita Suely Torres Pereira deverá ser reeleita nas próximas eleições de outubro. Suely Torres, juntamente com o marido ex-prefeito e ex-deputado Rubens Pereira e o filho deputado estadual Rubens Pereira Júnior nunca deram trégua aos adversários conquistando novas lideranças para a base governista municipal.

O grupo de oposição liderado pelo médico Abreu Neto que perdeu a eleição para Suely Torres não se entende e está rachado. Até o momento, querem disputar o governo municipal, Abreu Neto, o vereador Elinaldo Colaço e a empresária Joelma Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.