quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pesquisa AMOSTRAGEM feita em Timon é divulgada um mês depois

Pesquisas realizadas em Timon mostram crescimento de Tales Waquim

Caiu como uma bomba hoje (15) a divulgação do resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – AMOSTRAGEM, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, e somente registrada quase um mês depois, no dia 09 de fevereiro, com o número de protocolo MA-00007/2012, tendo como contratante o vereador José Carlos Assunção, quando foram ouvidos cerca de 300 eleitores. Assim, logo cedo centenas de timonenses foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (15), com sesus celulares lotados de mensagens divulgando os números apurados parcialmente.

Em tudo isso, o mais estranho é que os números foram divulgados de forma parcial, revelando somente as intenções de votos para os pré-candidatos Edivar Ribeiro, que aparece com 36,33% contra 12,67% de Tales Waquim.

Pesquisa Amostragem X Data AZ mostra crescimento de Tales Waquim

Tales Waquim

O Instituto DATA AZ também realizou pesquisa em Timon, sendo que os números são mais atuais que o do Amostragem que fez ainda no mês passado. Desta forma, a pesquisa do Amostragem estava guardada a sete chaves e só após um mês de concluida foi divulgada publicamente mostrando cenário diferente do DATA AZ, que apontou Tales Waquim(foto) em segundo lugar com 17,0% e Edivar Ribeiro com 8%.

Para os analistas, a divulgação do resultado da pesquisa realizada pelo Intituto Amostragem que foi realizada ainda no mês janeiro apresenta ter a intenção de criar confusão na cabeça do eleitorado timonense, visto que a política é muito dinâmica e dentro de um mês muitos fatos podem acontecer, mudando o quadro como um todo.


Pesquisa Amostragem traz cenários estranhos

Nesse sentido, o questionário apresentado pelo Instituto Amostragem em que o Blog Ademar Sousa teve acesso na íntegra, (veja abaixo a imagem), traz duas perguntas aos eleitores de Timon no mínimo esquisita, onde simula cenários que jamais acontecerão nessas eleições. A questão de número 15 pergunta, “Se a eleição fosse hoje, e fossem estes os candidatos, em que o(a) sr(a) votaria para prefeito de Timon? Edivar Ribeiro (PMDB), Luciano Leitoa (PSB), Tales Waquim (PMDB)” e a de número 16 diz, “Se a eleição fosse hoje, e fossem estes os candidatos, em quem o (a) sr (a) votaria para prefeito de Timon? Edivar Ribeiro (PMDB) ou Tales Waquim”. Uma pesquisa de intenções de votos tem que ser criteriosa e esclarecedora para facilitar o entendimento do entrevistado. Por exemplo, a questão 15 e a 16 são cenários que jamais poderão ocorrer. Tales Waquim e Edivar Ribeiro são da mesma agremiação partidária e não podem ir para o mesmo embate eleitoral por força da lei, que impede um partido de lançar dois candidatos a prefeito no mesmo município.


Cenários inexistente nas eleições 2012 em Timon
Irmão William, carta fora do baralho


Irmão William
Outro fato a ser analisado, é o nome do pré-candidato a prefeito de Timon, Irmão William do mesmo partido que não figurou nem mesmo na simulação da pesquisa. Isso dá fortes sinais que o grupo de Edivar Ribeiro considera Imão William totalmente fora do jogo sucessório.

No tocante aos outros pré-candidatos já definidos algum tempo como é o caso do deputado Luciano Leitoa (PSB), Jaconias Moares(PSD), Marco Lago (PTC), Uerli Queiroz(PT) e João da Gráfica (PC do B) não apareceram na divulgação oficial do resultado registrado no TRE-MA. Não acham estranho?

A pesquisa Amostragem manda recado a prefeita Socorro Waquim

O grupo do vice-prefeito Edivar Ribeiro manda um recado curto e grosso para prefeita Socorro Waquim, já que o contrantanre vereador José Carlos Assunção (PP) é fiel escudeiro de Edivar desde os primeiros momentos da pré-campanha. Pelo menos é isso que se observa na divulgação do resultado de uma pesquisa onde cita apenas dois nomes em questão e o que aparece em primeiro lugar é o do vice Edivar Ribeiro com 36,33% e Tales em segundo com 12,67%. Além do mais a pesquisa foi realizada há um mês atrás que só agora vem à tona com o nome de Edivar em destaque. Burro que não entendeu o recado dado pelos simpatizantes de Edivar Ribeiro a prefeita Socorro Waquim na pesquisa realizada pelo Amostragem no mês de janeiro e divulgada hoje(15).

À esta altura fica cada vez mais evidente a disputada acirrada dentro da base aliada do governo municipal da prefeita Socorro Waquim. Pelo visto, até parece que a disputa final da eleição seria entre Edivar Ribeiro e Tales Waquim. Enquanto isso, Luciano Leitoa assiste a tudo isso de camarote com forte chance de ser apoiado pela governador Roseana em Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.