sábado, 4 de fevereiro de 2012

Thales Waquim arregimenta forças e poderá ser o pré-candidato do PMDB a prefeito de Timon


Ao que tudo indica foi deflagrado mesmo o processo de escolha do pré-candidato a prefeito da base governista que dá sustentação política à administração da prefeita Socorro Waquim, em Timon, na Região dos Cocais. É que, segundo alguns observadores mais atentos, que estiveram lá ouvindo os discursos, não há dúvida de que a reunião realizada em plena quarta-feira (1º) serviu para consolidar o nome do presidente da Câmara Municipal, vereador Thales Waquim, como o pré-candidato oficial à prefeitura de Timon nas eleições de outubro próximo.

Thales Waquim detém 80% de apoio político dentro do grupo
Como se observa, isto se deve ao fato da grande mobilização de militantes partidários das siglas – PSL, PMDB, PV, PTN, PTB, DEM, PMN e PPS, assim como até mesmo dos ocupantes de cargos no primeiro escalão do governo municipal, representando o alto clero, que fizeram efusivos discursos em defesa da pré-candidatura de Thales Waquim.  Para qualquer bom entendedor, esse é um sinal forte de que fora dado o pontapé inicial rumo a largada e preferência pelo jovem peemedebista dentro do grupo político que administra Timon há sete anos.  

Oito partidos integram a base de apoio a Thales Waquim, sobrinho do deputado Professor Sétimo. Da última reunião, participaram mais de 13 auxiliares diretos do primeiro escalão do governo municipal. Pelo jeito, botaram para esmagar os outros dois pré-candidatos a prefeito pelo PMDB, o vice-prefeito e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, Edivar Ribeiro e Irmão Wiliam, secretário Municipal de Meio Ambiente.  Sendo que, o primeiro deixou o PRP para ingressar no PMDB tipo noivo iludido deixando a noiva no altar. O segundo, não resistiu à cantada e deixou o PSC que pertence hoje à base política do deputado estadual Alexandre Almeida (PSD). Eles ainda sonham “acordados” em serem escolhidos pelo casal prefeita Socorro Waquim e o deputado federal Professor Sétimo para a disputa da prefeitura de Timon. 

Delfino: fiel escudeiro de Edivar
Durante a reunião, tida como divisor de águas, foi notada a ausência do secretário de Infraestrutura, Delfino Guimarães, que não esconde de ninguém sua simpatia pela candidatura de Edivar Ribeiro, desde os primeiros momentos. Muitos dos presentes comentavam ao pé de ouvido que Delfino Guimarães tem se ausentado dos debates e reunião em torno da sucessão municipal. O blog apurou que há muitas controvérsias na política de Timon, como é o caso do irmão mais novo de Delfino, o empresário Napoleão Sobrinho está filiado ao Partido Social Democrático – PSD, do deputado Alexandre Almeida.

CUSPINDO NO DISCURSO

Estranhamente, o vereador Ivan do Saborear (PTB) depois de ter feito um discurso garantindo apoio irrestrito à pré-candidatura de Thales Waquim, na residência do presidente do PSL, Carlos Alberto Oliveira, mijou fora do caco e voltou atrás dizendo que não declarou apoio a ninguém.  Esse tipo de atitude não passa de sandice.

Ivan Saborear fez discurso empolgado de apoio a Thales
Diante dessa nova realidade, Thales Waquim deve ter sido orientado pelos seus “marqueteiros” a sair da situação de comodismo e partir para o embate no corpo a corpo.  O peemedebista vem se movimentando intensamente nas últimas 48 horas.

Desta forma, dificilmente Edivar Ribeiro conseguirá reverter o quadro a seu favor. Para se ter ideia, seu grupo político conta apenas com três partidos, sendo eles, PRB, PRP e PP, correndo sério risco deste último passar para o controle da oposição liderada pelo deputado estadual Luciano Leitoa (PSB), que aparece bem colocado nas pesquisas de intenções de votos. Até porque, recentemente o presidente regional do (PP-MA), deputado federal Waldir Maranhão, deu declarações ao blog, na qual manifestando à possibilidade desse fato se concretizar nos próximos dias. Por último, perdeu o controle do PPL para o grupo político do empresário Marco Lago.

A maioria dos que participaram do encontro na residência do presidente do PSL de Timon, Carlos Alberto Oliveira, ex-pré-candidato a prefeito e hoje declaradamente um dos maiores defensores da pré-candidatura a prefeito de Thales Waquim, estão negando para não criarem um desconforto ao vice-prefeito Edivar Ribeiro. Quem consegue se infiltrar nos bastidores da política timonense sabe perfeitamente quem é simpatizante dos pré-candidatos do PMDB. O Blog Leste em Off fez uma avaliação e constatou que o vereador Thales Waquim detém a esta altura cerca de 80% e preferência entre os aliados. Pelas últimas análises percebe-se que o vereador Thales Waquim tem apresentado uma melhor perfomace.

FAROFA NO VENTILADOR

Já o vereador Bom Clima, do PR, que pertence ao grupo político considerado como a terceira via, comandado pelo deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), disse em entrevista ao programa Tribuna Independente, da rádio Atitude FM – 107.5, apresentado por Eliézio Silva, que não seguirá orientação dessa nova opção política e, assim, garantiu que apresenta simpatia pelo nome do vice-prefeito Edivar Ribeiro, ou seguirá orientação política da prefeita Socorro Waquim (PMB) no que diz respeito ao nome escolhido por ela. Com isso, a sucessão municipal em Timon está virando um verdadeiro “balaio de gatos”, ninguém se entende ainda faltando oito meses da eleição. E nesse sentido, Bom Clima acaba de jogar farofa no ventilador de Thales Waquim e Alexandre Almeida.

Bom Clima bem a vontade no encontro da 3ª Via
Reginaldo Bom Clima tem um histórico de causar dúvida. Um fato mais recente provou isso. Na última eleição da mesa diretora da Câmara Municipal e Timon, Bom Clima até o segundo antes da votação era fiel escudeiro da candidatura do vereador Kennedy Gedeon a presidência do Legislativo. Ventos fortes sopraram e fez com que Reginaldo se tornasse eleitor do vereador Thales Waquim que acabou vencendo a disputa com o voto de Bom Clima. Kennedy Gedeon e seus apoiadores esperam até a última hora a presença e Bom Clima em sua residência para de lá seguirem para o local de votação saindo vencedores, que de fato isso não aconteceu. Diz uma fonte que o vereador Kennedy se derreteu em pranto durante quase 15 dias.

Caso o vereador Bom Clima insista em permanecer na base da prefeita Socorro Waquim terá sérios problemas com a possível entrada do seu sobrinho, o bacharel em Direto Arthur Nunes Neto filiado hoje ao Partido da República – PR, na disputa de uma vaga na Câmara de Vereadores. Isso poderá dificultar a reeleição de Bom Clima com a disputa interna na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidades de seus autores.