terça-feira, 21 de maio de 2013

População de Timon sofre com atendimento "ruim" na agência da "Caixa" e quer a instalação de nova unidade da instituição


A população de Timon, na Região Leste do Maranhão, estimada em mais de 160 mil habitantes, está sofrendo a cada dia com a péssima qualidade de atendimento na única agência da Caixa Econômica Federal - CEF, existente no município.  Diante disso, as reclamações e insatisfações são constantes das pessoas com a falta de respeito que lhes impõe essa instituição financeira-social ao longo dos últimos anos. 
CEF de Timon impõe péssimo atendimento aos clientes
Ocorre que, a “Caixa“ de Timon foi pensada para uma população ainda pequena na época de sua instalação. Hoje, a cidade cresceu e se desenvolve muito rapidamente necessitando urgente de uma nova agência da Caixa Econômica Federal para atender plenamente a grande demanda de clientes.  Por exemplo, existem bairros populosos como o Parque Alvorada e Cidade Nova, onde poderia ser instalada uma nova agência da CEF.
Idosos também sofrem nas filas
Devido a falta de estrutura no prédio da agência da CEF, em Timon, os clientes ficam amontoados dentro e fora do prédio, em dias de expediente bancário, a partir das 10h, independente de ser dia de pagamento de salário dos servidores municipais  ou benefício social. Este fato acontece porque o espaço interno para atendimento da enorme quantidade de clientes se tornou pequeno, portanto, não cabe o número de pessoas que ali adentram, compreendendo jovens, adultos e idosos, estes são os que mais sofrem.
Longas filas se formam no dia a dia
Como se sabe, o número de caixas é visivelmente insuficiente para atender à demanda da grande clientela que procura a “Caixa” com necessidades diversas para resolver, até porque se trata de instituição financeira mista de banco de empréstimos, investimento em poupança e banco social, nesta última função, atuando no pagamento de inúmeros benefícios da Previdência Social, PIS, PASEP, FGTS, e outras demandas. Para agravar mais a situação a conta dos servidores públicos municipais, é na CEF, porque foi firmado um convênio pela gestão passada que retirou do Banco do Brasil o controle do pagamento da Prefeitura Municipal de Timon naquela instituição bancária.  Há reclamações de servidores públicos que levam até  mais de um mês para regularizar uma abertura de conta. 

Os caixas eletrônicos são poucos, mas sempre um ou dois apresentam defeitos, e todos funcionando, já são notoriamente insuficientes para um atendimento satisfatório, sem que o usuário permaneça numa imensa fila por uma hora ou mais.  E a respeito de caixa eletrônico, convém destacar que, nos finais de semana (sábado e domingo) os caixas eletrônicos estão fora de serviço quase sempre.  Conforme verificou “in loco”, o Blog Leste em Off, no último final de semana (sábado, dia 18) e (domingo, dia 19), houve tumulto na agência da “Caixa” de Timon para tentativa de saque por parte de beneficiários do Bolsa Família, devido falsas informações. Até a Polícia Militar foi acionada visando acabar com a baderna e longas filas no interior da instituição bancária. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família.

Neste sentido, as autoridades precisam cobrar da superintendência regional da CEF, no Maranhão, uma imediata solução para diminuir o sofrimento do povo no atendimento que recebe daquela agência bancária.  Entretanto, vale acrescentar que não se pode atribuir a qualquer funcionário os motivos da insatisfação dos clientes da CEF, até porque, evidentemente, nenhum deles tem culpa desse desrespeito e dessa enorme desconsideração com o povo de Timon que essa instituição, e por consequência, os seus dirigentes superiores vêm praticando, sobretudo com as pessoas humildes, os idosos e os aposentados que precisam receber os seus benefícios e proventos, submetidos ao desconforto e stress gerados pelo péssimo atendimento da CEF, que gasta tantos milhões em propaganda e não pratica efetivamente o que divulga.

Isto pode ser visto como falta de agregação de valor ao cliente. Assim, falta também uma série de melhorias ao processo de atendimento, objetivando eliminar as atividades que não agregam valor ao cliente e reduzir o tempo de espera na fila, através da alteração de variáveis e parâmetros como o número de caixas e seu turno de trabalho, de acordo com princípios da multifuncionalidade de funcionários.

BANCO DO BRASIL  
Banco do Brasil de Timon: Atendimento igual ou pior do que na CEF
No Banco do Brasil - BB, em Timon, o atendimento é igual ou pior do que na Caixa Econômica Federal. Muitas vezes, o cliente para executar uma operação bancária nessas duas instituições citadas necessita sacrificar praticamente o dia inteiro. É uma vergonha! 

ALEXANDRE ALMEIDA
Deputado  estadual Alexandre Almeida
O então ex-vereador de Timon, entre os anos de 2005 a 2009, e atualmente deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), lutou na época para conseguir a instalação de mais uma agência do Banco do Brasil, no Bairro Parque Alvorada, mas não obteve êxito em seu pedido junto à presidência nacional do BB, em Brasília. 

JAIR MAYNER
Vereador Jair Mayner (PSB)
O vereador Jair Mayner (PSB), teve aprovado na última quarta-feira (15), pela Câmara Municipal de Timon, requerimento  no qual solicitando  que depois de ouvido o Plenário, a mesa diretora da Casa  encaminhe sua indicação à Superintendência da Caixa Econômica  Federal  - CEF, no Maranhão,  solicitando uma nova agência do órgão para o município de Timon.  

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